ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Notificações continuam em queda em MS, mas campanhas são intensificadas

Antonio Marques | 20/05/2016 14:44
Secretário estadual de Saúde Nelson Tavares (colete amarelo) e o da Capital, Ivandro Fonseca, durante mutirão contra o mosquito Aedes aegypti na semana passada (Foto: Marcos Ermínio)
Secretário estadual de Saúde Nelson Tavares (colete amarelo) e o da Capital, Ivandro Fonseca, durante mutirão contra o mosquito Aedes aegypti na semana passada (Foto: Marcos Ermínio)

Mesmo com os casos de notificações de dengue caindo nesta época do ano, as campanhas de prevenção nos municípios e na Capital continuam intensificadas. Em Campo Grande, os agentes de saúde permanecem visitando as residências com as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti (causador da dengue, vírus zika e febre chincungunya) e os veículos do fumacê nas ruas de diversos bairros de Campo Grande. Nas duas últimas semanas os registros de notificações ficaram abaixo de 500 casos em todo o Estado.

Na semana passada o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, comandou um mutirão com 600 pessoas nas ruas de Campo Grande para ações de combate aos focos do mosquito. Foi a quarta ação contra a dengue realizada pela Caravana da Saúde. A iniciativa já havia sido realizada em Jardim, Aquidauana, Dourados.

Além da campanha de prevenção nos municípios e na Capital, a baixa temperatura nas últimas semanas é um fator para redução da proliferação do mosquito. O secretário municipal de saúde de Campo Grande, Ivandro Fonseca, relatou que o fumacê continua fazendo a aplicação do inseticida nos bairros da Capital e tem 2,5 mil agentes nas ruas trabalhando nas ações de prevenção ao mosquito.

De acordo com o 17º boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, que registrou os dados da semana 18 deste ano (de 1º ao dia 7 de maio) foram notificados 430 casos de dengue em Mato Grosso do Sul, menos da metade de 15 dias antes, mas 19 casos a mais que a semana anterior, divulgado no 16º boletim.

Esses números são bem abaixo das notificações registradas no mesmo período no ano de 2015, que ficaram próximos de dois mil casos. Mas ainda é quase o dobro dos notificados pelos mesmos boletins em 2014, em que os números registraram pouco mais de 250 casos nas semanas 17 e 18 daquele ano.

Ivandro Fonseca disse que a preocupação maior é manter a campanha de prevenção para evitar epidemia da doença no próximo ano. Ele lembra que o trabalho realizado em 2013 foi essencial para que em 2014 os números da doença ficassem sob controle. Naquele ano, foram 9.256 notificações em todo o Estado, contra 46.215 no passado. Em 2016, já somam 5.502 até o último dia 11 de maio.

Neste ano a dengue já foi responsável por 15 mortes em Mato Grosso do Sul, sete deles em Ponta Porã, três em Dourados e Campo Grande. Coxim e Maracaju registraram uma morte cada. Ainda, conforme o boletim da SES, tem um óbito em investigação na Capital.

Nos siga no Google Notícias