ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Nova avenida obriga replantio de palmeira de 23 metros

Redação | 17/08/2010 16:09

As obras do Parque Linear do Segredo forçaram a prefeitura municipal de Campo Grande a replantar uma palmeira babaçu de 23 metros de altura para evitar o corte da árvore, que estava no curso do prolongamento da rua Rio de Janeiro, no bairro Otávio Pécora.

A árvore foi deslocada cerca de quatro metros de onde estava originalmente para outro buraco, no espaço em que será construída uma rotatória. A operação envolveu dois guindastes e outras máquinas pesadas e teve início há mais de 60 dias.

"Tivemos que fazer um estudo para não matar a planta quando ela fosse retirada. Ela foi tratada com hormônio para evitar problemas, e as raízes foram sendo cuidadas para que permitissem que a palmeira se readequasse ao novo local", explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo.

O babaçu tem mais de 80 anos e pesa mais de quatro toneladas. O buraco onde foi replantado tem quatro metros de profundidade e recebeu adubo especial.

O prefeito Nelson Trad Filho acompanhou a operação, e disse que o projeto do Parque Linear obedece a legislação ambiental e não poderia prejudicar uma espécie como o babaçu por conta do desenvolvimento. "O progresso respeita o meio ambiente", disse Nelsinho.

As obras do Parque Linear do Segredo tem início no prolongamento da Avenida Ernesto Geisel e seguem até o bairro Estrela do Sul.

Segundo a Prefeitura, com as obras na cidade, já foi necessária a transferência de outras espécies como aroeira, angico, farinha seca e pau-óleo.

Nos siga no Google Notícias