ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Nova etapa da Caravana da Saúde terá atendimento específico para mulheres

Governo do Estado também irá buscar parceria com o Hospital de Câncer de Barretos para realizar os atendimentos

Nyelder Rodrigues e Mayara Bueno | 17/10/2016 19:30
Governador e secretário falaram sobre atendimento especial da Caravana em 2017 (Foto: Alcides Neto)
Governador e secretário falaram sobre atendimento especial da Caravana em 2017 (Foto: Alcides Neto)

O atendimento preventivo às mulheres será uma das prioridades da nova etapa da Caravana da Saúde, que deve ser realizada em 2017 em todo o Mato Grosso do Sul pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante a inauguração de parte dos leitos do novo Hospital de Câncer em Campo Grande.

De acordo com Reinaldo, em discurso feito para todo o público presente no hospital, exames preventivos como o de colo de útero serão oferecidos durante a segunda fase do programa, carro chefe do Estado.

"É um projeto fantástico e que visa zerar a fila de pessoas que esperam o exame de colo de útero, mamografia, exames preventivos para as mulheres", explica o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, acrescentando que uma demanda espontânea também deve ser atendida pela Caravana.

Tavares frisa que a segunda etapa do Caravana da Saúde já foi aprovada pelo governador, faltando apenas acertar detalhes. O foco principal será a reestruturação nas unidades de saúde já existentes, com aquisição de novos equipamentos, mas o atendimento especial às mulheres e a realização de cirurgias eletivas também estão no programa.

"A ideia é que tenha alguns centros no Estado com capacidade de atender todas as mulheres que estejam dentro da idade em que é recomendado fazer esses exames preventivos. Queremos justamente prevenir e detectar as doenças já no começo", argumenta o secretário de Saúde.

O Governo do Estado também deve tentar que, se um câncer for detectado durante esses exames, a paciente já tenha garantido também a realização de radioterapias. Para isso, parceiros são buscados, faltando fechar detalhes com alguns. O Hospital de Câncer de Barretos é dos que o Governo vai se reunir.

"Vamos usar o day clinic [termo usado para procedimentos realizados em centro cirúrgico e que não há necessidade de internação do paciente após operado], como por exemplo nos casos de pessoas com varizes. Elas poderão ser operadas e em um já dia voltarem para casa", comenta Tavares.

Nos siga no Google Notícias