ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Novas ações na Justiça tentam derrubar leis da Cantina Saudável

Aline dos Santos | 02/05/2013 09:33
Leis mandam, substituir guloseimas por frutas. (Foto: João Garrigó)
Leis mandam, substituir guloseimas por frutas. (Foto: João Garrigó)

A Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) entrou com duas ações na Justiça para derrubar a Lei da Cantina Saudável, que varre as guloseimas do ambiente escolar. São questionadas a lei municipal 4.992 em vigor desde 2011 na Capital e a Lei estadual 4.320, promulgada em fevereiro deste ano.

“Os empresários do setor procuraram a federação. Como a legislação é inconstitucional, entramos com as ações. Se fosse proibido vencer, então seria proibido fabricar”, afirma o consultor da Fecomércio, Fernando Camilo.

De acordo com ele, as legislações inibem a livre comercialização. Nas duas Adins (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que tramitam no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), há pedidos de liminar para que o efeito das leis seja suspenso de imediato. As ações são contra a Prefeitura de Campo Grande, a Câmara Municipal, o governo do Estado e a Asssembleia Legislativa.

Em novembro de 2011, a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) também recorreu ao Judiciário para vetar a lei municipal da Cantina Saúdável. O TJ extinguiu a ação em janeiro de 2012. Conforme a Prefeitura, a ação foi encerrada por erro formal. A Adin contestava a lei municipal fazendo contraponto à Constituição Federal, quando o correto seria utilizar a Constituição Estadual.

À época, a federação alegou que os alimentos industrializados têm autorização do Ministério da Saúde para serem comercializados, que a lei do livre comércio está assegurada em âmbito federal e, por fim, que o município não tem competência para legislar sobre a Constituição Federal.

As leis proibem a venda nas escolas, mas não restringe o comércio de guloseimas – pirulito, biscoito recheado, salgadinho – em outros pontos da cidade. A legislação municipal prevê multa de até R$ 7 mil em caso de descumprimento. Mais recente, a lei estadual deu prazo até julho para que as cantinas de adaptem às novas exigências.

Vetados - A lista de proibições é longa: salgadinhos industrializados, balas, caramelos, doces à base de goma, goma de mascar, pirulito, biscoitos recheados, biscoitos salgados tipo aperitivo, sorvetes cremosos, frituras em geral, salgados folheados, pipoca industrializada, refrescos artificiais, refrigerantes, bebidas à base de xarope de guaraná ou groselha, bebidas isotônicas e alimentos com altos percentuais de gordura e sódio.

No cardápio dos alunos, devem entrar sucos naturais de fruta, leite, iogurte, bebidas à base de soja, água de coco, lanches preparados com recheios de frutas, legumes, verduras ou queijos e carnes magras, salgados de forno, bolos simples, pães integrais, barra de cereais e saladas cruas.

Nos siga no Google Notícias