ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Nove cidades de MS sentem reflexo de tornado no PR e vento chega a 69 km/h

Flávia Lima e Edivaldo Bitencourt | 20/11/2015 10:08

O tornado que atingiu a cidade de Marechal Rondon, no Paraná, por volta das 20 horas desta quinta-feira (19), também teve reflexos no município de Coronel Sapucaia, em Mato Grosso do Sul. Apesar de a meteorologista Cátia Braga, do Cemtec (Centro de Monitoramento do Clima, Tempo e Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul) ressaltar que não há como observar os dados meteorológicos no município, ela afirma que o Cinepar (Centro de Meteorologia do Paraná) confirmou a formação de uma nuvem em forma de funil, característica de tornado e que a força dos ventos que atingiram municípios do Estado indicam a influência do tornado.

Nos municípios do Paraná atingidos pelo tornado, os ventos passaram de 100km/h, no entanto, em Coronel Sapucaia, chegaram, no máximo, a 52km/h. Apesar da velocidade do vento já ser considerada forte, o funcionário público Francisco Silva, residente em Coronel Sapucaia, ressaltou que não houve grandes danos na cidade.

O meteorologista Natálio Abrão, da Uniderp, também informou que pelo menos nove cidades do interior de Mato Grosso do Sul também registraram vendavais, trazidos pela frente fria que se formou no sul do país. Em Bela Vista, por exemplo, os ventos chegaram a 69 km/h, causando danos materiais e queda de árvores. No total, foram registrados 89 mm de chuva.

Em Amambai, os ventos chegaram a 48 km/h e em Anastácio, 55km/h, também provocando a queda de árvores. Outro município que também teve forte vendaval foi Porto Murtinho, com 66,2 km/h e Ponta Porã, com 52 km/h, assim como em Campo Grande.

Já em Dourados houve nevoeiro nas estradas e ventos de 55km/h e segundo Natálio Abrão, há previsão de outros vendavais na cidade ao longo do dia. A meteorologista Cátia Braga também não descarta a possibilidade novas rajadas de vento na Capital, até o fim do dia. "É uma situação típica do período devido ao calor e umidade", diz.

Danos observados também em Rio Brilhante, onde choveu, até o momento 52 mm e os ventos registrados foram em torno de 60 km/h.

De acordo com Cátia, na Capital a frente fria vinda do sul do país deve deixar o Estado no final do dia, causando queda de temperaturas neste sábado (21) em diversas regiões. No sul de Mato Grosso do Sul, a mínima será de 15C e máxima de 28C. No norte, a mínima fica em torno de 20C e a máxima de 32C. Na região pantaneira a mínima fica em torno de 15C e máxima de 31C.

Para este sábado não há previsão de chuva, mas no domingo e segunda-feira voltam a ocorrer pancadas ao longo do dia, com ocorrência de vendavais e descargas elétricas.   

Nos siga no Google Notícias