ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Nove índios são presos em Miranda por desobedecer ordem

Redação | 09/09/2008 15:51

A desocupação da fazenda Petrópolis, em Miranda, provocou a prisão de nove índios terena, apontados como líderes do movimento. O grupo teria tentado impedir a atuação policial e foi trazido para superintendência de Campo Grande.

Todos serão responsabilizados por desobediência, também porque foram oficialmente notificados da decisão da Justiça Federal que determinava a imediata retirada da fazenda, no dia 26 de agosto, mas não cumpriram a ordem.

A operação para retirada dos terena começou às 4 horas da madrugada de hoje, com uma reunião entre os 100 policiais federais que participaram da ação em Miranda, que teve preparação pesada com a distribuição de escudos, capacetes, coletes a prova de balas, armamentos e munições antimotim, de efeito moral.

Em Miranda, o grupo recebeu o reforço de outros 50 policiais do CIGCOE (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), além do apoio de duas ambulâncias do Corpo de Bombeiros, de dois ônibus e de uma aeronave, cedida pelo governo do Estado para reconhecimento da área e possível socorro, no caso de resistência e feridos.

A PF conta que ao chegar na fazenda, por volta das 7 horas, os índios tentaram impedir a desocupação, quando as nove lideranças indígenas foram detidas. Mas depois a tensão foi contida e os índios deixaram o local em seus próprios veículos.

Devolução -

Nos siga no Google Notícias