ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Novo tratamento para hepatite C garante 90% de cura

Da redação | 20/06/2015 21:23

Os pacientes infectados pelo vírus da hepatite C vão poder contar com um novo tratamento para combater a doença. Trata-se da oferta dos três melhores medicamentos disponíveis no mundo: daclatasvir, sofosbuvir e simeprevir.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destaca que o novo tratamento é inovador e garante um percentual maior de cura.“Em primeiro lugar eles aumentam muito o percentual de cura.

Com os medicamentos disponíveis até então, a gente tinha aí, 50, no máximo 70% de cura. Hoje esses novos medicamentos eles garantem um percentual de cura acima dos 90%.

Segundo, eles também são capazes de fazer o tratamento em um período mais curto, de apenas 12 semanas e não mais 24 ou 48 que a gente tinha com os medicamentos anteriores. Eles são melhor toleráveis pelos pacientes”.

A hepatite C é uma doença transmitida pela transfusão de sangue, uso compartilhado de seringas, agulhas e demais objetos que furam ou cortam.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Jarbas Barbosa, lembra que o exame que detecta a hepatite C é simples e rápido. “A detecção da doença é feita pelo um exame simples e rápido.

Ele pode ser feito gratuitamente e ele é recomendado principalmente para as pessoas com mais de 45 anos, porque elas tiveram uma exposição potencial quando eram crianças, adolescentes e jovens.

Porque, por exemplo, o vírus da hepatite C nem era conhecido até o começo dos anos 90. Então, até aí, não se tinha um teste para fazer triagem no sangue.

Quem tomou transfusão de sangue nos anos 80, 1970, 1960 e antes pode ter tomado uma transfusão de sangue contaminadas com o vírus sem nem saber, porque na época nem se conhecia esse vírus”.

O Brasil é um dos únicos países em desenvolvimento no mundo que oferece o diagnostico, testagem e o tratamento de graça para as hepatites virais.(WebRádio Saúde / Agência Saúde)

Nos siga no Google Notícias