ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Número de brasileiros usando celulares cresce 17,8%

Redação | 18/09/2008 12:44

Os brasileiros estão falando mais ao celular. De 2006 a 2007 houve um crescimento de 17,8% no número de residências que têm somente telefone celular, ou seja, 17,6 milhões de lares. O salto é ainda mais espantoso se comparado com 2001, ano em que a pesquisa começou a ser realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quando apenas 3,66 milhões de residências tinham o serviço. Os dados foram divulgados hoje pelo Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio).

De acordo com William Kratochwill, especialista do IBGE, há uma explicação possível para esse crescimento significativo. "O celular era uma demanda de comunicação reprimida por falta de acesso, mas o barateamento dos aparelhos e o acesso mais fácil podem ter contribuído para esse aumento", analisa. "Um celular pré-pago é muito mais barato do que uma televisão, por exemplo, e pode até sair de graça dependendo do plano da operadora", explica.

O avanço da telefonia móvel fez com que o número de casas com algum tipo de telefone (Fixo ou móvel) aumentasse para 77,7%. O avanço do celular tem mudado também o comportamento da população, que hoje tem mantido diversos meios para se comunicar. Muitos têm optado por ter celular e telefone fixo ao mesmo tempo. Este fenômeno é evidente nos números divulgados hoje que mostram um recuo no número de residências que contam somente com telefone convencional, de 2006 para 2007 houve um decréscimo de 11,8%.

ares, mostra Pnad

Nos siga no Google Notícias