ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

OAB auxilia em pedido do refúgio de juiz boliviano

Redação | 19/07/2010 14:30

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil/seccional Mato Grosso do Sul) recebeu o juiz boliviano Luiz Hernando Tapia Pachi na última sexta-feira, que solicitou apoio da entidade no seu pedido de refúgio, feito no Conare (Conselho Nacional para os Refugiados).

De acordo com o presidente da OAB, Leonardo Duarte, Tapia é vitima de perseguição na Bolívia, após ter tomado decisões que desagradaram o governo boliviano. "Não tenho dúvidas de que ele está sendo perseguindo pelo governo boliviano", ressaltou Duarte.

O juiz foi responsável por investigar um complô para matar o presidente Evo Morales, em abril de 2009. Ele pediu refúgio no dia 30 de junho e ainda não obteve resposta do Conare.

Pachi diz que recebeu ameaças de morte e perseguição por parte do governo boliviano, que o acusa de estar envolvido com um grupo separatista. Ele teve a ordem de prisão decretada pelo Ministério Público da Bolívia.

O governo do presidente Evo Moralez queria tomar o processo da jurisdição de Tapia, que não aceitou. O confronto entre o juiz e o governo federal o levou a fugir para o Brasil, temendo as represálias.

O governo estaria perseguindo o juiz por causa do processo relativo a pessoas que mantiveram contato com o grupo armado liderado pelo boliviano-croata Eduardo Rózsa, morto a tiros em abril de 2009. Na ocasião foram mortos um irlandês e um croata-hungaro, acusados de serem mercenários contratados para tomar parte no complô para assassinar Moralez. As investigações também não foram adiante, já que existe a suspeita de que a polícia boliviana tenha fuzilado os homens.

Durante o encontro, o presidente da OAB/MS informou que o presidente do Conselho Federal Ophir Cavalcante, enviou ofício ao ministro da Justiça, Luis Paulo Tales Barreto, manifestando o apoio integral da entidade à concessão de asilo político, por parte do governo brasileiro ao magistrado.

Além disso, foi determinada a abertura de processo junto à Comissão de Relações Internacionais e Institucionais da entidade para que a entidade a auxilie o magistrado a obter autorização no pedido de refúgio que foi solicitado.

Nos siga no Google Notícias