ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

OAB constata existência de câmeras em Presídio Federal

Redação | 29/03/2010 22:37

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul) constatou a existência de câmeras de monitoramento de imagens e aparelho de gravação de áudio no Presídio Federal de Campo Grande, de acordo com visita feita ao local por uma comissão integrada até mesmo pelo presidente, Leonardo Avelino Duarte.

Durante o encontro com o diretor da penitenciária, Washington Clark, a comissão da OAB foi informada de que o estabelecimento penal dispõe de equipamentos de monitoramento e de gravação que podem ser utilizados durante os contatos dos advogados com seus custodiados, mas que eles só são acionados com base em autorização judicial.

O diretor do presídio explicou à comissão que desconhece qualquer gravação de visitas íntimas. Duarte, Clark e uma equipe de agentes penitenciários federais visitaram um dos espaços de vivência e a sala onde acontecem os encontros entre os advogados e seus clientes.

Conforme o presidente da OAB/MS, apesar dos equipamentos não estarem evidentes, está mais do que comprovado que eles existem. Ainda de acordo com Duarte, a ordem espera que os fatos sejam esclarecidos, com a apuração das responsabilidades, de modo que as prerrogativas dos advogados e a intimidade das pessoas sejam resguardadas.

A visita realizada pela OAB/MS ao Presídio Federal foi motivada pela decisão do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Pública) de abrir processo investigatório para apurar as denúncias de que as conversas entre advogados e custodiados e, até mesmo as visitas íntimas estariam sendo gravadas.

Nos siga no Google Notícias