ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

OAB entra com ação contra escuta de advogado no presídio

Redação | 13/07/2009 16:02

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul) acionará o Conselho Federal da entidade para que formalize no TRF (Tribunal Regional Federal) de São Paulo um mandado de segurança contra a gravação de conversas entre adgovados e presos da Penitenciária Federal de Campo Grande. A medida poderá acarretar em anulação de processos em que os áudios foram usados como provas.

O presidente da Ordem no Estado, Fábio Trad, anunciou a decisão em entrevista coletiva concedida esta tarde. Ele apresentou o manifesto público no qual aponta que as gravações ferem a Constituição Federal.

Para fundamentar o mandado de segurança, Trad ressalta que a Constituição prevê inviolabilidade da intimidade, da vida privada e do sigilo na comunicação entre advogados e clientes.

Após denúncia do Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais acerca das gravações no "parlatório", local onde advogados e clientes se reúnem, a OAB/MS iniciou a elaboração do documento. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) também foi informado sobre o caso.

A OAB/MS teve conhecimento de que as conversas eram gravadas na segunda quinzena de maio e passou a investigar o caso. Trad explica que o pedido para elaboração do mandado de segurança contém provas das gravações.

São CDs e fitas que compõe a ação, porém, terão o conteúdo preservado devido ao segredo de justiça. Trad revela ainda que o juízo confessou que o procedimento era adotado como prática de segurança.

Entretanto, nomes dos responsáveis para liberação das gravações não foram divulgados. Por pelo menos oito meses as conversas foram monitoradas, conforme o presidente da OAB/MS.

Ainda não é possível dizer que as denúncias resultaram no fim da prática dentro no presídio. "Hoje, nenhum advogado tem a segurança de que não está sendo bisbilhotado", diz Trad.

Para ele, as gravações deixam os advogados em desvantagem perante a acusação, portanto, processos em que os áudios foram usados como provas podem ser anulados porque são ilícitos.

Por meio destas gravações, foi detectado plano de resgate de presos e até o sequestro de autoridades e de um filho do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Após a descoberta, o traficante colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia foi extraditado aos EUA em agosto do ano passado.

O advogado do major Sérgio Roberto Carvalho, Manoel Cunha Lacerda, em entrevista ao Campo Grande News, dia 8 de julho, apontou o problema. Ele também destacou necessidade de realizar perícias para comprovar os locais onde os aparelhos funcionam efetivamente.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais também denunciaram a gravação de visitas íntimas no presídio, conforme publicou o Campo Grande News com exclusividade. Um dos integrantes do Sindicato foi alvo de atentado à granada dia 04 deste mês.

O explosivo foi lançado na residência do agente, na Vila Sobrinho, e atingiu o imóvel e o carro do servidor. Entretanto, Trad pondera que o mandado de segurança que será formalizado no TRF tem como objetivo o fim das gravações das conversas dos advogados.

Nos siga no Google Notícias