ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

OAB quer fim da lei dos cargos provisórios no TCE/MS

Redação | 06/02/2009 20:53

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), através do ministro Cezar Peluso, ajuizou a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 4189, contra lei do Mato Grosso do Sul que cria cargos provisórios no TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul).

Segundo a OAB, a lei estadual 3.514/200 foi criada para substituir justamente os servidores que foram exonerados por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) e que representam 15% do quadro de trabalhadores do TCE/MS.

No texto da lei, a contratação deve ser feita por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público no Tribunal. Mas, para a OAB, a matéria viola diversas regras e princípios da CF (Constituição Federal).

De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil, a imprescindível contratação de funcionários temporários atende necessidade permanente única e exclusivamente da administração pública e não excepcionalmente o interesse público.

Até o STF possui jurisprudência consolidada no sentido do não cabimento das contratações temporárias nos casos em que as funções a serem exercidas são de natureza permanente.

Por causa disso, a OAB pede que a lei seja suspensa por meio de uma medida cautelar que a declare inconstitucional.

Nos siga no Google Notícias