ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

OAB reclama de lei ultrapassada para segurança de bancos

Redação | 21/08/2008 17:05

Em reunião hoje na Superintendência da Polícia Federal, a OAB/MS solicitou a fiscalização do plano de segurança dos bancos, como forma de inibir os assaltos à agências em Mato Grosso do Sul, diante dos 4 roubos registrados neste mês.

O encontro com advogados Gustavo Giacchini e Rosemeire Cecília da Costa, da coordenação do MS Contra a Violência da OAB/MS, a presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, Iaci Azamor e o superintendente da PF, Luiz Adalberto Philippsen, serviu também para que a Polícia Federal mostrasse o que vem fazendo, em relação a lei de 1983 que estabelece a responsabilidade desse tipo de fiscalização à PF.

O compromisso firmado pelo superintendente foi de visitar as agências bancárias do Estado para recomendar que cuidados extras sejam tomados sobre a segurança. Embora o superintendente, Luiz Adalberto Philippsen, tenha afirmado que a fiscalização das normas de segurança exigidas das agências bancárias sejam regularmente em Mato Grosso do Sul e que todas estão sendo cumpridas pelos bancos.

Philippsen disse ainda que, como a lei que normatiza esses procedimentos é bastante antiga, tem 25 anos, está desatualizada diante da realidade atual.

A legislação é tão antiga que sequer prevê câmeras de segurança e exige dois seguranças nos bancos, o que também é considerado deficiente.

Por enquanto, o que a PF pode fazer é recomendar maior investimento em segurança dos bancos, mas não tem como obrigar o investimento, explica Gustavo Giacchini, da OAB.

A assessoria de imprensa da Polícia Federal ainda detalha que a função da PF em relação aos bancos é estritamente de fiscalizar as questões de segurança das agências, como conferir a existência de porta-giratória, fiscalizar se a empresa de segurança contratada está devidamente registrada, e se os seguranças estão treinados e armados. (Reportagem editada às 19h05)
Nos siga no Google Notícias