ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

OCB/MS comemora 30 anos com festa e nomes de peso

Redação | 03/07/2009 10:20

Com 102 cooperativas e 72 mil cooperados, a OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso do Sul) completa 30 anos com números em expansão e com a presença de nomes de peso durante encontro na Assembleia Legislativa.

A homenagem conta com a presença do governador André Puccinelli (PMDB), do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, além de senadores e deputados federais. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), também participará da homenagem.

De acordo com o presidente da OCB/MS, Celso Régis, as cooperativas representam de 9% a 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado.

No Brasil, por ano, as cooperativas geram 255 mil empregos diretos. "Elas geram R$ 9 bilhões e exportam 4 bilhões de dólares", enfatiza o presidente nacional da OCB, Márcio Freitas.

No país, o universo de cooperativas é formado por 7.800 associações e cerca de 7,8 milhões de cooperados. Para Freitas, no país, o setor vivencia uma fase de expansão. "O movimento ganha cada vez mais força", ressalta.

Ele cita dados de outros países para mostrar a disseminação das ações de cooperativismo pelo mundo. "Na França, 60% da população está ligada a alguma cooperativa. Nos Estados Unidos, são 40%".

Ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, destacou as vantagens financeiras. "Os produtores rurais cooperados têm quase o dobro da renda que os não cooperados".

Contudo, Rodrigues afrima que o Brasil ainda "engatinha" quando o tema é cooperativismo. Sobre o Estado, ele avalia que Mato Grosso do Sul vive um crescimento "espetacular" no setor.

Conforme a OCB/MS, o crescimento das cooperativas tem sido intenso, com forte atuação nos ramos do agronegócio, setor de crédito, saúde, infraestrutura (eletrificação rural), transporte e trabalho.

Concorrido - Nesta semana é comemorada a "Semana da Cooperativismo". Hoje, na Assembleia, a homenagem a OCB/MS é promovida pela Frencoop (Frente Parlamentar de Defesa do Agronegócio e Cooperativismo), presidida pelo deputado estadual Reinaldo Azambuja (PSDB).

O encontro conta com a presença da senadora Marisa Serrano (PSDB), do senador Valter Pereira (PMDB), dos deputados federais Waldemir Moka (PMDB), Dagoberto Nogueira (PDT) e Geraldo Resende (PMDB).

Nos siga no Google Notícias