ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Ocupação por carvoeiros faz prefeitura fechar as portas

Redação | 03/07/2009 09:35

A ocupação do prédio da Assistência Social de Ribas do Rio Pardo por carvoeiros fez a Prefeitura cancelar o expediente desta sexta-feira, por precaução, diz o prefeito da cidade Roberson Moreira (PPS). Ele disse que já ingressou na Justiça com mandado de reintegração de posse do prédio.

Segundo a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Mato Grosso do Sul os trabalhadores foram abandonados e estão sem ter onde dormir e como se alimentar. Eles estão desempregados desde o início do ano, devido à demissão em massa por carvoarias em decorrência da crise econômica mundial e a redução de exportações de minérios.

O prefeito alega, porém, que as indústrias já estão recontratando os trabalhadores e que muitos não são carvoeiros e estão se aproveitando da situação. Ele diz, ainda, que a falta de documentos é outro fator limitante para que sejam incluídos em programas sociais. "Muitos nem querem tirar um novo documento porque têm pendências com a Justiça", diz.

Ele relata que manteve um grupo no Hotel Veneza por quase 60 dias, mas o proprietário expulsou os trabalhadores porque o prédio foi destruído. "Ele não aceitou a destruição do patrimônio. Queimaram colchões e faziam até necessidades em cima dos colchões", conta o prefeito. Quanto à ocupação do prédio da Secretaria de Assistência Social, Roberson afirmou que volta a conversar com os trabalhadores quando eles "deixarem de radicalizar" e a situação voltar ao normal.

Para ele, muitos estão sendo massa de manobra de pessoas que têm interesse em fundar um novo sindicato para representar a categoria. "

Nos siga no Google Notícias