ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Onça é capturada em Corumbá, após ficar horas em árvore

Redação | 17/05/2009 16:09

Depois de 16 horas presa em uma árvore, foi capturada há pouco a onça parda que estava no quintal de uma residência, no bairro Aeroporto, em Corumbá.

Para a captura foi utilizada uma espingarda de longo alcance, com dardos tranquilizantes. Após ser atingida a uma altura de 10 metros, a onça ainda teve forças para subir mais alguns galhos.

A suspeita é que ela tenha procurado abrigo na cidade por conta do grande número de queimadas no Pantanal.

A onça foi encontrada pelo dono da casa que saiu na noite de sábado para o quintal e viu o animal em cima de uma caixa de água, relata o site Capital do Pantanal. O homem chamou ajuda e, assustada por bombeiros que tentavam captura-la, a onça acabou subindo na árvore Sete Copas.

Policias ambientais que ajudaram na captura disseram se tratar de um filhote de aproximadamente dois anos de idade e 45 quilos.

A operação foi acompanhada de perto por vizinhos, até que o animal foi imobilizado e caiu. Uma das pessoas que esteve no local foi Ana Paula Maldonado, que enviou fotos ao Campo Grande News.

O trabalho mobilizou Ibama, Embrapa Pantanal, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Promotoria do Meio Ambiente.

O pesquisador Walfrido Tomás, da Embrapa Pantanal e especialista em fauna silvestre, foi trazido de avião de Campo Grande para coordenar a captura.

Coube ao pesquisador João Batista Elias Souza, que trabalha no Pantanal há dez anos em captura do felino, atirar o dardo com tranqüilizante (cerca de 260 miligramas de anestésico) na paleta do animal, aproximando-se dele em uma escada que serve para manutenção da rede elétrica.

Depois de sedado, o animal foi empurrado, caindo em uma rede próxima ao solo, sob aplausos da população. Em seguida, o filhote foi levado para a Embrapa Pantanal, onde foi examinada, constatando que nada sofreu na queda de dez metros.

No início da noite, foi solta em uma região próxima ao Pantanal pela Polícia Militar Ambiental. (Informações do site Capital do Pantanal)

Nos siga no Google Notícias