ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Onça pintada e a exuberância da região do Touro Morto

Redação | 07/06/2010 14:52

Plásticos, garrafas e a criminosa pesca predatória, facilitada pela pouca fiscalização, assustam quem quer ver o meio ambiente protegido.

Assistir a tudo isso pode custar de 90 a 400 reais por dia. A bordo do Iate Aventura, com embarque no Passo do Lontra, o passeio custa R$ 1.6 mil pelo pacote de 4 dias pelo Pantanal, com viagem ao sabor da comida regional e bebida livre, incluindo até uísque.

Já o pouso em hotel em terra firme sai em média por 90 reais a diária, com quarto, ar condicionado e todas as refeições. Nesse caso, existe a possibilidade de passeio de barco mais em conta, por 160 reais ao dia, valor para 3 pessoas.

 Onça pintada e a exuberância da região do Touro Morto
 Onça pintada e a exuberância da região do Touro Morto

O encontro dos rios Aquidauana e Miranda, no Touro Morto, em Mato Grosso do Sul, é um viveiro pantaneiro, rico em peixes, aves, vegetação exuberante e território da onça pintada. A região é a casa do maior felino do País, onde reina soberano e se apresenta só para alguns sortudos.

No último fim de semana, na barranca do rio Aquidauana, um registro para não ser esquecido. Uma onça pintada deixou ser fotografada por alguns minutos. Deitada ao lado de uma árvore, ela aproveitava o sol de um dia frio na região.

O animal não se incomodou com a presença dos privilegiados pescadores que fizeram o flagrante. Só deixou o local quando achou que deveria. Em nenhum momento demonstrou sensação de ser ameaçada, pelo contrário, se sentia a dona do "pedaço".

Jacarés, tuiuiús, capivaras, carcarás, uma enormidade de pássaros cria colorido especial à região e em alguns afluentes do Aquidauana, como o Touro Morto, revoada de passarinhos abre "caminhos" para os pequenos barcos de turistas. Nesse ponto do rio a pesca é proibida, mas a flora é espetáculo a parte.

A região é razoavelmente preservada. No morro do azeite, por exemplo, a vegetação ainda não sentiu a mão do homem. Os rios, no entanto, não têm a mesma sorte. O lixo está em toda a extensão.

 Onça pintada e a exuberância da região do Touro Morto

As fotos que ilustram esse texto mostram, em pequenas doses, a riqueza que o Estado tem e a necessidade, urgentemente, de garantir mecanismo para não deixar as futuras gerações órfãs do seu maior patrimônio.

 Onça pintada e a exuberância da região do Touro Morto
Nos siga no Google Notícias