ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Ong debate possível instalação de usinas no Pantanal

Redação | 19/05/2009 12:15

O IAB (Instituto das Águas do Brasil) realiza no próximo dia 21 a um encontro para debater o tema: Implantação de Usinas de Álcool no Planalto do Pantanal Sul-mato-grossense. O evento será às 14h na sede da OAB/MS (Ordem dos Advogados os Brasil), na avenida Mato Grosso, em Campo Grande.

Segundo a presidente do IAB, Odete Fiorda, o evento é uma resposta ao movimento que o governo do Estado vem fazendo para se derrubar a lei que proíbe a implantação de usina de álcool e açúcar na Bacia do Alto Paraguaia, ou seja a região norte do Estado.

"O que acontece é que o governo quer, novamente, implantar usinas na região dos rios que correm para o Pantanal. O governador [André Puccinelli] já faz pressão em Brasília para isso", diz a presidente.

No início do ano, Puccinelli apresentou o plantio de cana-de-açúcar como uma alternativa para se levar desenvolvimento à região, uma das mais pobres do Estado. Segundo ele, um estudo sócio-econômico-ambiental mostra que é possível se plantar a cultura em algumas áreas do norte de Mato Grosso do Sul.

A ambientalista contesta algumas das afirmações do governador, especialmente a de que a cana é uma alternativa para se gerar emprego.

"Usina não traz tanto beneficio assim. Em 2012 estará proibia a queima da cana e começa a mecanização na colheita, ou seja, o emprego vai ficar escasso", prevê. "E, sobre tudo, temos de pensar no custo benefício disso, que pode ser o fim do Pantanal", completa.

Odete advoga a inviabilidade da proposta argumentando ainda que na região não há logística adequada para se instalar as usinas. "As estradas não comportam o tráfego intenso", diz a ambientalista que.

Ao fim do debate, será elaborado um documento pedindo explicações ao governo do Estado sobre as razões de tentar se modificar a lei. Outro será encaminhado a Assembléia Legislativa solicitando uma audiência pública para se ampliar o debate com a sociedade, e outro, com as considerações finais do evento, será enviado ao Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

Nos siga no Google Notícias