ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Ong diz que liminar proíbe sacrifício de cães na Capital

Redação | 11/08/2010 08:54

A Organização Não Governamental Abrigo dos Bichos divulgou nota em que protesta contra a Secretaria de Saúde do Município pela continuidade de sacrifício de animais em Campo Grande.

A Ong declara ter revertido decisão da 1ª Vara Federal de Campo Grande que permitia a eutanásia de cães, com leishmaniose, pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Em documento enviado ao Campo Grande News, com data de 26 de maio, o desembargador federal Lazarano Neto suspende a decisão que liberava o sacrifício.

Os advogados da Ong lembram que a determinação voltou a impedir que a prefeitura autorize a eutanásia, depois do recurso foi provido pelo TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).

Ontem, a Secretária Municipal de Saúde divulgou nota dizendo ter autorização legal para a eutanásia de cães diagnosticados com leishmaniose.

No comunicado, a Sesau afirma que uma decisão do TRF da 3ª Região, também de maio deste ano, permite o procedimento "em animais da espécie canina portadores da leishmaniose visceral canina (LVC), mediante a comprovação dos exames ELISA e RIFI conjuntamente e com autorização do proprietário do cão".

"Qualquer notícia contrária às informações acima mencionadas não conferem com os termos da decisão em vigor", dizia a nota.

O CZZ desenvolve campanha para realização de exames nos cães que, quando a doença é diagnosticada, sofrem eutanásia. O argumento é que os animais contaminados representam risco de transmissão da doença para outros animais e para os humanos. Já a ONG garante que não haverá sacrifícios.

No entanto, na decisão do dia 26, favorável ao Abrigo dos Bichos, o desembargador alega que não há comprovação dos efeitos da eutanásia sobre o controle da leishmaniose e considera grave o fato da morte dos cães ser algo irreversível.

Nos siga no Google Notícias