ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Operação apreende 2t de carne e 600 garrafas de pinga

Redação | 05/08/2010 15:18

A ação conjunta da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Mapa (Ministério da Agricultura) em Bela Vista, resultou na apreensão de duas toneladas de carnes impróprias ao consumo.

A operação teve inicio na segunda-feira, com fiscalizações no comércio e propriedades rurais da cidade.

Ao todo foram visitadas 10 propriedades rurais e 11 estabelecimentos comerciais, em especial açougues e mercados, resultando na apreensão e destruição de mais de 2 (duas) toneladas de carnes impróprias ao consumo humano, as quais eram manipuladas e expostas à venda naqueles estabelecimentos.

A coordenação da ação ficou a cargo do Delegado Titular da Decon, Adriano Garcia Geraldo, com apoio do Dipoa/Mapa (Departamento de Inspeção de Produto Animal).

As carnes foram destruídas no aterro sanitário da Vigilância Sanitária de Bela Vista.

No decorrer das fiscalizações, foram aprendidos ainda em um único estabelecimento, mais de 1 tonelada de carne clandestina, além de 600 garrafas de aguardente da marca Fortin e 977 maços de cigarros originárias do Paraguai.

A Polícia Civil de Bela Vista/MS instaurou inquérito policial para apurar as responsabilidades tendo em vista a prática de crime contra as relações de consumo, cuja pena é de detenção de 02 a 05 anos.

O comerciante surpreendido com produtos irregulares responderá ainda a processo administrativo junto à Vigilância Sanitária.

A ação conjunta visa coibir a concorrência desleal, a sonegação fiscal e em especial o consumo de produtos impróprios que possam ocasionar doenças graves à população e até a morte.

Além das apreensões, os comerciantes locais receberam orientações sobre a forma correta de manipulação e armazenamento dos produtos alimentícios, eis que novas ações ocorrerão em diversos municípios do Estado.

Nos siga no Google Notícias