ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Operação do Inmetro em MS quer coibir comércio ilegal de roupas

Flávia Lima | 10/02/2016 17:41
Roupas serão alvo de fiscalização do Inmetro. (Foto:Divulgação)
Roupas serão alvo de fiscalização do Inmetro. (Foto:Divulgação)

A AEM (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado ao Inmetro, vai realizar, a partir da próxima segunda-feira (15), a uma operação especial que visa coibir a comercialização de roupas que coloquem em risco a saúde dos consumidores, além de conferir se o produto adquirido contém as informações fiscais e de consumo necessárias e obrigatórias.

Batizada de Operação Especial Verão, a ação vai ocorrer até dia 19 nas cidades de Dourados, Caarapó e Itaporã. Os técnicos irão conferir se os produtos têxteis atendem ao Regulamento Técnico Mercosul sobre Etiquetagem de Produtos Têxteis, através da Resolução Conmetro nº 02, de 06 de maio de 2008, e a Portaria Inmetro n.166 de 08 de Abril de 2011.

Os produtos de procedência nacional ou estrangeira destinados à comercialização devem apresentar obrigatoriamente, pelo menos seis informações, de acordo com a sua categoria, como nome ou razão social ou marca registrada, identificação fiscal do fabricante nacional ou do importador, país de origem, nome das fibras têxteis ou filamentos têxteis e tTratamento de cuidado para conservação

As indicações obrigatórias na etiqueta têxtil também devem ser feitas de maneira clara, permanente e indelével e devem acompanhar o produto durante toda sua vida útil. Todas as informações devem ser em português. 

As denúncias e esclarecimentos sobre a ação podem ser registrados através da Ouvidoria da AEM/MS pelo telefone 0800 675220 ou pelo e-mail ouvidoria@aem.ms.gov.br

Nos siga no Google Notícias