ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Outono terá temperaturas mais altas, frio intenso e muita chuva em maio

Luciana Brazil | 12/03/2014 13:39
Chuva, frio e temperaturas acima da média são esperadas para o outono. (Foto: Cleber Gellio)
Chuva, frio e temperaturas acima da média são esperadas para o outono. (Foto: Cleber Gellio)

Durante o outono, que começa no próximo dia 20 de março, às 13 horas e 57 minutos, há possibilidade das temperaturas ficarem acima da média no Estado, de acordo com o meteorologista da Estação Uniderp Anhanguera, Natálio Abrahão.

Em março, essas chances chegam a 55% e em abril a probabilidade é de 40%. No mês de maio o percentual chega a 20% e em junho as chances são de 30%.

Mesmo com a possibilidade das temperaturas ficarem mais altas, o frio também aparece, e não vem tímido. A meteorologia prevê baixas temperaturas, menores que 5°C em alguns locais. Porém, os dias de frio vão durar menos que nos anos anteriores. “Serão períodos mais curtos”, explica Natálio.

Nas regiões central e sul, o termômetro pode marcar menos de 11°C se houver avanço de massas polares. No sudoeste e oeste o frio também deve ser intenso. Já no leste e sudeste o frio será mais ameno, com temperaturas entre os 15°C.

A estação que antecede o inverno termina no dia 21 de junho e, de acordo com o prognóstico do período, deve ter apenas uma característica fora da normalidade – as chuvas no mês de maio. Para as noivas, a notícia preocupa.
As regiões sul, sudoeste e central do Estado devem ficar em alerta durante o mês.

Já nas outras regiões do Estado a chuva ficará dentro das médias, exceto no extremo sul, onde o nível pode ficar entre 20 e 30% abaixo da média.

Conforme os dados históricos, as chuvas costumam ficar em declínio entre os meses de maio e setembro. “Essa é a única anormalidade, por enquanto, para o período, já que em maio deve chover acima da média”, disse Natálio.

No outono, os dias perdem a umidade e ficam mais secos. As diversas mudanças afetam pessoas e animais, que apresentam alteração de humor.

É durante esta estação que as temperaturas têm maior amplitude, apresentam diferenças bruscas entre baixas e altas. Neste período, as madrugadas e manhãs são mais frias, com ocorrências de nevoeiros e nevoa-úmida. Já as tardes são mais quentes por causa da queda na umidade. 

Nos siga no Google Notícias