ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Outono traz temperaturas mais amenas e ar seco ao MS

Redação | 19/03/2009 10:13

A chegada do outono, nesta sexta-feira, marca mudanças na temperatura de Mato Grosso do Sul, que já começa a ficar mais amena. O meteorologista da Uniderp, Natálio Abraão, afirma que como é uma estação de transição entre o verão e inverno é comum ocorrerem mudanças rápidas nas condições de tempo, principalmente nos primeiros 20 a 30 dias (até meados de abril).

Neste período deve ocorrer maior freqüência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das Regiões Sudeste e Sul do estado. Deve ocorrer redução das chuvas em grande parte dos municípios. Pode chover mais no extremo norte das Regiões Norte e Nordeste, com redução paulatina até o extremo sul do estado.

"As massas de ar quente e seca predominarão neste trimestre, em todo o estado", afirma Natálio. As maiores temperaturas, entre 32ºC e 35ºC devem ocorrer nas regiões oeste, central norte e leste.

O meteorologista destaca que na região central, leste e sul, nos últimos 10 anos, houve registros dos termômetros com as máximas abaixo dos 30ºC, mas as mínimas devem manter-se acima dos 18 ºC. "No mês de abril há registros de chegada de massas de ar frio que atingiram a capital. Os modelos indicam este evento no meio de abril com as temperaturas podendo chegar aos 11 graus", acrescenta.

Neste outono, as Regiões Sul, Sudoeste e parte da Região oeste, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio. Há previsão de que já em abril chegue uma primeira massa de ar polar chegando até o centro do Estado, derrubando as temperaturas mínimas próxima dos 11ºC na metade do mês.

Quanto à umidade, deve persistir a média máxima próxima dos 70% pela manhã e, em alguns casos, próximo dos 85%. Já as mínimas devem cair acentuadamente à tarde, podendo chegar já em abril, aos valores críticos abaixo dos 20%.

Umidade baixa e radiação

Nos siga no Google Notícias