ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Mais militares brasileiros embarcam para Missão de Paz no Haiti

Ana Maria Assis e Nadyenka Castro | 28/01/2011 12:57
Mais 45 militares embarcaram para missão de paz no Haiti nesta manhã. (Foto: João Garrigó)
Mais 45 militares embarcaram para missão de paz no Haiti nesta manhã. (Foto: João Garrigó)

Nesta manhã 45 militares embarcaram para a Missão de Paz que o exército brasileiro cumpre no Haiti. São militares de diversos estados, inclusive Mato Grosso do Sul. Eles participaram de um treinamento de três meses em Aquidauana, no batalhão de engenharia. A tropa vai trabalhar na área de engenharia, cuidando da infraestrutura da frota e do próprio país. Também embarcaram hoje 51 militares da Marinha do Brasil, um grupo com 31 militares paraguaios e um militar boliviano.

Saindo de Campo Grande, após três horas e meia de viagem os militares devem chegar a Boa Vista, Roraima, e depois vão direto para Porto Príncipe, capital do Haiti, chegando lá três horas depois. A tropa vai utilizar para a viagem um avião da força aérea.

No dia 12 de fevereiro outra tropa com 66 militares, todos de Mato Grosso do Sul, deve seguir à Missão. Em agosto do ano passado foi uma tropa 810 militares, que começam a retornar em 14 de fevereiro. Até agora, 15 mil militares de todo o Brasil já embarcaram para a Missão, que dura seis meses.

Um dos militares que chega hoje em Porto Príncipe é o capitão Marcos Cézar Alves Ribeiro, 26 anos. Ele é formado na área de engenharia e vai trabalhar com a manutenção de equipamentos e viaturas. Há oito anos Marcos está na carreira militar, sendo que em seu primeiro ano já foi aprovado na academia de oficiais. Ele deixa no Brasil um filho de três anos, e diz ter consciência da escolha. “Estou preparado, tive um treinamento de seis meses. Tenho consciência que vou encontrar uma situação difícil”, disse ele.

O pai do capitão Marcos também é militar, há 28 anos. Roney Bento Alves Ribeiro mora em Aquidauana, onde é 1º tenente. Ele diz que está orgulhoso pelo filho “trilhar o próprio caminho”.

O cabo Acássio Corso, 23 anos, também se despediu da família nesta manhã. Pai, mãe, esposa e a filha estiveram hoje na base aérea para chorar as saudades que vão sentir durante os seis meses da Missão. A mãe do rapaz, Adair Corso, 42 anos, chorava muito. “É a primeira vez que meu filho viaja tão longe e fica tanto tempo”, justificou a mãe em lágrimas. A esposa de Acássio, Gislaine dos Santos Salim, 21 anos afirmou também chorando, que sabe que uma Missão como esta é o sonho dele. Ela afirmou que vai sentir saudades, mas que os dois vão conversar pela internet. Acássio acredita que vale a pena. “Vou para poder ajudar aquela nação, mas a saudade vai ser grande”.

Os militares que vão para o Haiti continuam recebendo o mesmo salário pago pelo Exército normalmente. Enquanto eles estão em Missão, a ONU (Organização das Nações Unidas), deposita de 900,00 a 4 mil dólares por mês para cada um dos militares, variando a quantidade de acordo com a patente. Voltando ao Brasil, o salário volta ao que era antes de eles partirem, não há nenhuma promoção por conta disso e eles recebem uma medalha.

Nos siga no Google Notícias