ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Pacto de segurança quer garantir verba para MS e mais cinco estados

Nyelder Rodrigues e Ricardo Campos Jr., de Bonito | 18/08/2016 19:34
Secretários discutem diretrizes do pacto a ser assinado nesta sexta-feira (Foto: Alcides Neto)
Secretários discutem diretrizes do pacto a ser assinado nesta sexta-feira (Foto: Alcides Neto)

A assinatura do Pacto Interestadual de Segurança Pública entre governadores de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e o ministro da Justiça, vai oficializar a integração de ações entre estes estados e também a busca de verba específica para estes estados atuarem nesta seara.

Atualmente, existe o Fundo Nacional de Segurança Pública, entretanto, ele é destinado para todo o país. Com a criação do fundo, a intenção também é a de conseguir repasses federais compulsórios para atender este pacto, reforçando assim as ações de segurança nos estados integrantes.

"Buscamos trazer apoio do governo federal para ajudar com as fronteiras desguarnecidas. O Estado sozinho não tem condições de administrar tudo", frisa o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, um dos participantes da Câmara que fecha detalhe sobre o pacto.

O foco de atuação da segurança integrada serão os roubos e furtos a bancos - conhecidos como o "Novo Cangaço", pois quadrilhas formadas em outros estados migram para o estado alvo dos crimes -, tráfico de drogas, roubo a cargas e também homicídios realizados nestes estados, inclusive na região de fronteira.

"Realmente existe a necessidade de intensificar ações de segurança na fronteira. Uma quadrilha que atua em vários estados, por exemplo, tendo essas informações unificadas, o trabalho pode ser agilizado e ser mais eficaz", comenta o secretário estadual de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa.

Secretários de Segurança de Goiás (José Eliton) e de Mato Grosso do Sul (José Carlos Barbosa) no primeiro dia de debate (Foto: Alcides Neto)
Secretários de Segurança de Goiás (José Eliton) e de Mato Grosso do Sul (José Carlos Barbosa) no primeiro dia de debate (Foto: Alcides Neto)

Assinatura - A assinatura será realizada nesta sexta-feira (19) entre os governadores do Fórum Brasil Central e o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre Moraes, em Bonito, que sedia o evento este mês. Com a participação do ministério, os estados visam garantir recursos financeiros e também políticos e diplomáticos.

Como ainda não há destinação de recursos específicos para os estados que vão assinar o pacto, as ações integradas entre estas unidades da federação ocorre com recursos próprios estaduais.

O pacto já vem sendo discutindo há algum tempo e, sendo criado em Brasília (DF) o Comitê Nacional de Inteligência para definir as estratégias para combater o crime organizado. A intenção é, no futuro, criar uma mecanismo único que defina estratégias de segurança pública todos os estados.

As discussões a cerca desta unificação no Fórum Brasil Central começam hoje (18) com o encontro dos secretários de segurança pública dos seis estados representados em Bonito na Câmara de Segurança Pública.

"Hoje o pacto começou a ser implantado e tem que se perpetuar", destaca a secretária de Segurança do Distrito Federal, Márcia Alencar, que também é vice-presidente do pacto e frisa a importância de conseguir um repasse federal fixo.

Nos siga no Google Notícias