ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Pais podem denunciar escolas que cobrarem matrícula ao Procon

Ana Paula Carvalho | 02/01/2012 18:33

O Procon alerta pais ou responsáveis por alunos matriculados ou que ainda não fizeram matrícula para o ano letivo a ficarem atentos para a cobrança de mensalidade.

Segundo o superintendente do Procon/MS, Lamartine Ribeiro, é preciso saber o que está sendo cobrado. Ainda de acordo com ele os pais devem ficar atentos as irregularidades da cobrança da taxa de matrícula. “Procure saber qual o valor anual pago, referente à série que o aluno vai cursar, pois este valor deve estar embutido no preço total da educação referente àquele ano”, diz.

Ainda de acordo com o superintendente o consumidor deve saber em quantas mensalidades a instituição dividirá o valor do serviço e a matrícula deve corresponder a uma destas mensalidades. “Qualquer valor a mais, deve ser denunciado”, afirma.

De acordo com Lamartine é importante lembrar que as escolas podem recusar matrícula ou rematricula caso o alunos estejam inadimplentes. “É proibido durante a prestação do serviço, criar qualquer meio para forçar o pagamento de mensalidades em atraso, proibindo o aluno, que não está em dia com as mensalidades, de fazer prova”, alerta.

Lista de materiais - As instituições não podem estabelecer a compra de materiais que não sejam para uso didático. “O colégio não pode colocar na lista produtos como detergente e papel higiênico, por exemplo, se eles não estiverem dentro de um contexto pedagógico, e forem utilizados para outros fins”, relata.

Para mais informações o consumidor pode acessar o site do Procon, www.procon.ms.gov.br ou ligar no número 151.

Nos siga no Google Notícias