ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Pantanal recebe Mundial de Corrida de Aventura com atletas de 25 países

Daniel Machado | 02/04/2015 23:38
Um total de 60 equipes e 240 atletas de 25 países irá desembarcar na Capital do Pantanal pela primeira vez. (Foto: Divulgação)
Um total de 60 equipes e 240 atletas de 25 países irá desembarcar na Capital do Pantanal pela primeira vez. (Foto: Divulgação)

O Pantanal de Corumbá vai receber entre os dias 11 e 22 de Novembro de 2015, a etapa mundial de Corrida de Aventura.

Um total de 60 equipes e 240 atletas de 25 países irá desembarcar na Capital do Pantanal pela primeira vez e além da disputa que dará como premiação um total de U$ 75 mil dólares, terá um forte enfoque para a preservação ambiental e com a conscientização ecológica na preservação de um dos mais importantes biomas do planeta, reconhecido como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera pela Unesco.

O destino escolhido pela ARWC (Adventure Race World Championship), inclui recantos quase intocados do Pantanal Sul-Mato-Grossense de difícil acesso até para os próprios pantaneiros que habitam as regiões ribeirinhas da reserva da Serra do Amolar.

O trajeto pantaneiro será a última etapa dos 700 quilômetros do Circuito Mundial de Corrida de Aventura e será retransmitido pela televisão e redes sociais em mais de 40 países, com alcance estimado em 1 milhão de pessoas ao redor do mundo.

“O evento vai dar uma visibilidade internacional para o nosso Pantanal, que será mostrado com o que temos de mais belo e mais atrativo para o mundo”, disse Ângelo Rabelo presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), organização não-governamental que integra a Rede de Proteção da Serra do Amolar e que promove o evento em parceria com a Liga Outdoor e a Prefeitura de Corumbá. “Recebemos também o apoio do senador Delcídio do Amaral e confirmaremos novas parcerias até novembro”, acrescentou Rabelo.

Modalidades - O campeonato terá sete dias de provas como o trekking, canoagem, montainbike e natação, em um percurso que inclui pontos turísticos de Corumbá e Ladário, regiões exóticas e preservadas do Pantanal, em um total de 700 km. A Estrada Parque, que liga Corumbá ao Pantanal da Nhecolândia, rota das comitivas boiadeiras, e o rio Paraguai são outros cenários naturais que compõem o circuito de provas.

“É uma prova de resistência considerada estratégica e de expedição, que contempla esportes ligados à natureza, com a preocupação permanente de preservação”, ressaltou Rabelo. “Vamos utilizar áreas protegidas, mas os atletas usarão apenas mochilas com kits de sobrevivência em esportes pautados pela contemplação, o silêncio, a superação dentro dos limites que a natureza do Pantanal vai impor a cada um”, acrescentou.

Fomentar o turismo de aventura em Corumbá e região é um dos propósitos do evento, que deve envolver cerca de 700 pessoas direta e indiretamente. Só o grupo de organização contará com 150 pessoas. Participarão equipes de quatro atletas, com inscrição em torno de 6 mil dólares para o Campeonato Mundial de Corrida de Aventura, que envolve a elite do esporte. Contará com o apoio do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, além da Fundação de Turismo de Corumbá.

Um dos melhores destinos selvagens do planeta - O Pantanal foi eleito em fevereiro deste ano o quarto melhor destino para contemplação de vida selvagem no mundo. A votação, promovida por um dos principais portais de notícias dos Estados Unidos, o USA Today, teve a participação de internautas do mundo todo durante quatro semanas.

A votação apontou Ilhas Galápagos, no Equador, em primeiro lugar, a Reserva Nacional Pacaya Samiria, no Peru, em segundo, e Costa Rica, em terceiro. O USA Today exalta, entre as qualidades do Pantanal, o fato de a região ter a mais densa concentração de vida selvagem no mundo, incluindo 10 milhões de jacarés, cerca de 700 espécies de aves e animais como anta, capivara, lobo-guará e a onça pintada, alguns, ameaçados de extinção. Por sua vez, Corumbá é classificada pelo Ministério do Turismo como um dos 65 destinos indutores do turismo brasileiro, e recebe, em média cerca de 214 mil turistas ao ano.

Com informações da Assessoria de Imprensa Instituto Homem Pantaneiro.

Nos siga no Google Notícias