ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Para advogado de Artuzi, Passaia deveria estar preso

Redação | 04/09/2010 11:00

O advogado Carlos Marques, que atua na defesa do prefeito afastado Ari Artuzi, diz que o ex-secretário de Governo, Eleandro Passaia, responsável pela denúncia de fraudes em licitações e pagamento de propina, também deveria estar preso.

"Nas filmagens, é ele que aparece distribuindo dinheiro para todo mundo, e ele nem sequer foi indiciado", questiona.

Segundo o advogado, mesmo que o ex-secretário de Governo tenha sido incluído em esquema de delação premiada, teria que responder pelo envolvimento no escândalo.

"Delação premiada você tem progressão de pena e outros benefícios, mas neste caso ele está solto, nem indiciado foi, e ainda está pagando de herói na cidade. Isso é a coisa mais escusa do mundo", disparou.

A Polícia Federal alega que Passaia repassou propina a vereadores e se "envolveu" no esquema sob a orientação dos agentes, que instalaram câmeras na sala do ex-secretário e em seu veículo, para flagrar o esquema.

Entretanto, não há informações se ele já participava ou não muito antes do sistema de pagamento de propinas e desvio de dinheiro público. A investigação aponta que ele teria "herdado" o esquema do ex-secretário de Governo, Darci Caldo, mas as provas ainda estão sendo analisadas nesse sentido.

Eleandro Passaia está tão excluído das acusações que foi convidado a compor a equipe do juiz Eduardo Machado Rocha, nomeado hoje pelo TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) como o interventor da prefeitura de Dourados.

Outro questionamento feito pelo advogado de Artuzi é a condução do processo pela Polícia Federal.

"Trata-se de um crime comum, da Justiça Estadual, não entendo porque a Policia Federal está conduzindo tudo, e por que não um delegado da Policia Civil. Então, há uma serie de coisas que precisam ser resolvidas neste processo", detalhou.

O escândalo da propina em Dourados resultou nas prisões de 28 pessoas, entre secretários, vereadores, advogados e empresários. Deste total, 14 pessoas foram soltas por força de habeas corpus.

Ao Campo Grande News, Passaia disse que só tomou conhecimento do esquema de Artuzi depois de assumir a secretaria de Governo. Antes, quando ocupava a pasta de Comunicação, não tinha conhecimento das fraudes e pagamentos de propina.

"Quando ele me contou de todos os esquemas percebi que ele tinha traído a mim e a todos que confiaram nele, ele nos traiu primeiro, a mim e a 42 mil eleitores", declarou.

Passaia disse que, se não fosse um homem justo e honesto, não teria sido convidado pelo juiz Eduardo Machado Rocha para integrar a equipe interventora, que passará a comandar os destinos de Dourados.

Nos siga no Google Notícias