ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Para CMO, poder de polícia não muda atuação do Exército

Redação | 10/03/2010 18:31

O Comandante do CMO (Comando Militar do Oeste), general Renato Joaquim Ferrarezi, afirmou nesta quarta-feira, que o projeto de lei complementar que atribui poder de polícia às Forças Armadas nas áreas de fronteira não vai mudar a atuação do Exército.

A proposta aprovada na Câmara dos Deputados, segundo ele, apenas dará respaldo jurídico ao que já vem sendo feito desde 1999.

"Não tem mudança, é mais um respaldo jurídico. Alguém ao ser preso podia alegar que o Exército não tem poder de polícia", afirma. "A faixa de fromteira, de 11 mil km em todo o país, sempre foi patrulhada pelo Exército, Marinha e Aeronáutica e vai continuar sendo".

Ele explicou que o Exército faz a prisão e encaminha à Polícia Federal e que isso vai continuar sendo feito, exatamente da mesma maneira.

O projeto aprovado pela Câmara ainda precisa ser aprovado pelo Senado antes de seguir para a sanção (ou veto) presidencial.

Com mais de 13 mil homens, o CMO atua em todo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - estados com 2.500 km de fronteira. Somente na faixa de fronteira, em Mato Grosso do Sul, o Exército conta com 4.000 homens.

Pela Bolívia, é mais comum a tentativa de entrada de drogas, principalmente cocaína. Já na fronteira com o Paraguai, a preocupação é com a entrada de armas.

O CMO atua na fronteira com as Polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar, com o DOF (Departamento de Operação de Fronteira) e com o GEF (Grupo Especial de Fronteira).

Nos siga no Google Notícias