ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Para evitar "Justiça com as próprias mãos", MS cria órgão e evita conflitos

Graziela Rezende | 24/09/2013 09:11
Sala onde o delegado faz a mediação do conflito. Foto: Cleber Gellio
Sala onde o delegado faz a mediação do conflito. Foto: Cleber Gellio

Ao fazer uma queixa, a vítima aguarda um tempo para uma providência por parte da Polícia. A partir daí, dependendo da gravidade do que ocorreu, é que muitas pessoas tentam “fazer Justiça com as próprias mãos". E no Estado, entre o registro da ocorrência e intimações, o prazo pode durar até três meses, muitas vezes ocasionando em mortes, violência doméstica e mais ameaças.

É pensando nisso que Mato Grosso do Sul “adaptou” a idéia de um delegado paulista e inaugurou na semana passada o Necrim (Núcleo Especial Criminal). A intenção, segundo o delegado Dmitri Erik Palermo, titular da 3ª Delegacia de Polícia, é convocar o mais rápido possível as partes para tentar uma concliação.

“Temos o prazo legal de até cinco dias úteis para intimar os envolvidos, assim que registrada uma ocorrência. Mas no Necrim, por exemplo, chamamos as pessoas em até 24h para uma audiência. E muitas vezes, quando encontro os envolvidos na delegacia, de imediato já os convoco para a sala e então fazemos a mediação do conflito”, explica Palermo.

Arrependimento - Na sala, se feito o acordo, ambos assinam um termo circunstanciado e este vai direto para o juiz. “O autor entenderá que violou um direito, mas que tem direito ao perdão. Já a vítima o perdoa e ainda tem os seus prejuízos ressarcidos. É algo que inclusive atinge o psicológico e ambos saem contentes com a prestação deste serviço”, conta o delegado.

Desde a inauguração cinco casos foram atendidos, entre crimes de lesão corporal dolosa, ameaça e acidentes de trânsito, bem como os crimes contra a honra, de calúnia, injúria e difamação. “Tivemos também uma caso de esbulho possessório, no qual uma senhora “tomou” o terreno de um homem e passou a morar lá com os seis filhos. Ele queria dar um prazo de 60 dias para a saída dela, mas sugerimos o pagamento de aluguel e o dono do local aceitou”, comenta o delegado.

Ainda sem convênio com o judiciário, a intenção é agilizar ainda mais o atendimento e “desafogar” os órgãos que trabalham com pequenos crimes. “Se um processo demora muito, a pessoa vai “alimentando” a injustiça, vingança e, quando cruza com o rival, se municia de uma arma e acaba cometendo um crime maior. Infelizmente, já registramos inúmeros casos desta maneira”, diz o delegado.

Durões da Justiça - Algo que a própria profissão impõe, os delegados de Polícia, no caso do Necrim, também tem a oportunidade de exercer o seu “lado humano”. “Já me emocionei muito fazendo pais e filhos que não conversavam, há muito tempo, se abraçarem e pedirem o perdão. Parece que quando um delegado dá a ordem eles usam isso como desculpa para resgatar antigos valores”, brinca o delegado.

Há cinco anos, quando plantonista de outra unidade policial, o delegado Palermo diz que já tentava mediar conflitos. “Lembro muito bem de uma senhora que chegou gritando, xingando e pedindo para falar com o delegado. Ela queria que ele desse um “corretivo” em um rival e se assustou muito quando me apresentei. Queria um homem bravo, para bater em outra pessoa”, relembra o delegado.

Serviço - Na Capital, além do Necrim na 3ª DP, outro está em fase de implantação na 5ª Delegacia de Polícia. O mentor do projeto, o delegado paulista Clóvis Rodrigues da Costa, que criou a primeira unidade em Ribeirão Corrente, na região de Ribeirão Preto, estará em Campo Grande ainda nesta semana para palestrar sobre o projeto. Mais informações no telefone: (67) 3326 – 0027.

Necrim na 3ª Delegacia de Polícia já atendeu 5 casos na Capital. Foto: Cleber Gellio
Necrim na 3ª Delegacia de Polícia já atendeu 5 casos na Capital. Foto: Cleber Gellio
Núcleo começou a funcionar na 3ª Delegacia de Polícia (Foto: Cleber Gellio)
Núcleo começou a funcionar na 3ª Delegacia de Polícia (Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no Google Notícias