ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Para evitar nova epidemia, Saúde apresenta plano de contingência

Viviane Oliveira | 10/10/2013 11:16
A apresentação do plano foi nesta manhã na Secretaria de Saúde do Estado. (Foto: Marcos Ermínio)
A apresentação do plano foi nesta manhã na Secretaria de Saúde do Estado. (Foto: Marcos Ermínio)

Todos os municípios de Mato Grosso do Sul terão que seguir um plano de contingência, enviado pelo Ministério da Saúde, para combater a dengue e evitar uma nova epidemia, desta vez do tipo 4. O plano, que não tinha no ano passado, foi apresentado nesta manhã na Secretaria de Estado da Saúde, no Parque dos Poderes, para vários setores que fazem parte do comitê de combate a dengue.

De acordo com a diretora geral de Vigilância em Saúde do Estado, Bernadete Gomes Lewandowski, o objetivo do comitê é fazer uma avaliação da dengue mensalmente para se ter uma resposta de forma rápida, de como o município e o estado vão agir diante dos casos.

Outra novidade, que está no novo plano, é a mudança para o critério da classificação da dengue que mudou de: dengue clássica, dengue com complicação, febre hemorrágica de dengue para: dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave.

Para o coordenador de controle de vetores da Secretária de Estado, Gilmar Cipriano Ribeiro, o plano de contingência é uma ferramenta que vai nortear os gestores para tomada de decisão.

Também foi apresentado nesta manhã o plano de mídia e a campanha com slogan “Tire 10 minutos para combater a dengue”. “Nossa intenção é que a pessoa tire 10 minutos para fazer a limpeza de casa para não deixar o mosquito Aedes Aegypti se proliferar no período de evolução, que é de um a 10 dias”, finaliza Gilmar.

Nos siga no Google Notícias