ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Para Fetems, governo erra ao priorizar uniformes

Redação | 22/04/2009 09:53

A Fetems (Federação dos Trabalhadores na Educação) lançou pesquisa para saber da comunidade escolar quais as prioridades para as escolas, em resposta a uma consulta feita recentemente pela Secretaria de Educação junto aos alunos, sobre uniforme escolar.

A pesquisa do governo questionava os estudantes quais peças são consideradas, por eles, prioritárias. O presidente da Fetems, Jaime Teixeira, afirmou que a intenção da "pesquisa-resposta", lançada pela entidade, não é desmerecer a importância do uniforme, mas abrir o foco da discussão. "O uniforme tem a função dele, mas não pode ser a prioridade", defende.

A pesquisa da Fetems coloca as seguintes opções para que o aluno defina as prioridades para uma escola de qualidade: menos alunos em sala de aula; quadra coberta; biblioteca; mais segurança; laboratório de ciências/informática; espaço recreativo; mais funcionários administrativos; reforma da escola; material esportivo; professor habilitado em sua disciplina e ainda abre possibilidade para outras sugestões. O uniforme escolar não aparece entre as opções.

Tendo a questão das quadras cobertas como exemplo, Jaime destacou que Mato Grosso do Sul tem clima seco e temperaturas elevadas boa parte do ano e a exposição ao sol gera risco à saúde dos próprios alunos.

Foram distribuídos 200 mil panfletos em todo o Estado e a intenção é divulgar o resultado da pesquisa na tarde de sexta-feira, quando ocorre a mobilização em Defesa e Promoção da Educação Pública.

Paralisação - Neste dia não haverá aula na rede pública.

Nos siga no Google Notícias