ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Para OAB, morte de ex-juiz boliviano atenta à democracia

Nícholas Vasconcelos | 06/11/2012 15:35

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul) classificou o assassinato do ex-juiz bolivano Néstor Garcia Rojas, morto na fronteira entre a Bolívia e Mato Grosso do Sul, como um atentado à democracia. Rojas foi assassinado no dia 1° deste mês em Puerto Quijarro, cidade vizinha de Corumbá.

De acordo com a OAB, os jornais bolivianos La Razón e El Día informaram que o assassino se aproximou de Rojas em uma motocicleta e fez vários disparos à queima roupa. O crime aconteceu por volta das 16 horas, quando a vítima chegava em casa. O ex-juiz chegou a ser socorrido por familiares, mas morreu a caminho da Santa Casa de Corumbá.

Para a OAB, o atentado representa uma violência inaceitável contra o Estado de Direito Democrático, não só boliviano, mas de toda a América Latina. O assassinato ter ocorrido próximo a Corumbá reforça a preocupação com atos contra magistrados, que também ocorrem no Brasil.

Conforme o comandante da Polícia da província de Germán Busch, Ramiro Vega, a família se opôs a realização do exame de autopsia no corpo do ex-magistrado e assinou uma ata de oposição, não permitindo o acesso às primeiras investigações.O comandante da polícia do país vizinho disse que o ex-juiz levava adiante casos polêmicos, o que faz com que ele acredite se tratar de um acerto de contas.

Nos siga no Google Notícias