A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

06/11/2016 09:11

Para redação, professor recomenda pensar no tema antes do rascunho

Texto não pode ultrapassar 30 linhas, segundo o Ministério da Educação

Yarima Mecchi e Richelieu de Carlo
Estudantes fazem hoje, segundo dia de provas. (Foto: Marina Pacheco)Estudantes fazem hoje, segundo dia de provas. (Foto: Marina Pacheco)

Inscritos no (Exame Nacional do Ensino Médio) fazem hoje o segundo dia de provas, com a temida redação. Para não zerar e ser desclassificado é importante manter a calma e trabalhar bem o tema, que ainda é um mistério para professores e estudantes. Horas antes do início da prova, várias são as dicas para "se dar bem".

Veja Mais
Terror do Enem, tema da redação é mistério para candidatos
No 1º dia de Enem, questões trataram de machismo a spray de pimenta

O professore de literatura Wellington Furtado Ramos é um dos selecionados para fazer as correções na redação do Enem. Aos 139.149 candidatos de Mato Grosso do Sul que fazem a prova neste final de semana, o professor recomenda montar mentalmente o texto, antes mesmo do rascunho. A recomendação é estruturar e organizar as informações em tópicos para depois ler os textos de auxilio.

"É imprescindível que o texto seja planejado antes mesmo do rascunho. Ao tomar conhecimento do tema, o estudante pode fazer um brainstorm rápido, trazendo à mente tudo o que conhece sobre o assunto, em forma de tópicos".

Neste domingo os candidatos vão ter 5h30 para fazer o segundo caderno de questões, uma hora a mais que ontem (5) por conta da redação. O professor pontua que o candidato vai precisar de tempo para conseguir estruturar o texto, mas garante a eficácia do método.

Estudantes se apressaram no primeiro dia de prova. (Foto: Marina Pacheco)Estudantes se apressaram no primeiro dia de prova. (Foto: Marina Pacheco)

"Leva um bom tempo de pensamento, mas a escrita do rascunho será mais tranquila, pois o estudante já sabe exatamente o que quer dizer porque criou uma estrutura mental antes de escrever", afirmou.

O MEC (Ministério da Educação) destaca que a redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

O professor recomenda que após estruturar o texto mentalmente o candidato deve procurar ir além do que os textos motivadores apresentam. "Tem que ir a partir da articulação de seus próprios conhecimentos que, como recomendo, foi feita logo quando da descoberta do tema".

A redação será aplicada hoje junto com as disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions