ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Para registrar todos bebês nascidos, 28 cidades ganham investimentos

Aliny Mary Dias e Leonardo Rocha | 23/04/2014 10:33

Com o objetivo de acabar com a situação de bebês nascidos e não registrados logo no início da vida, o Governo Estadual, Federal e cartórios darão início a uma força-tarefa em 28 cidades de Mato Grosso do Sul.

Para reforçar as ações, kits com computadores, impressoras, cadeiras e armários, adquiridos com recursos do Governo Federal, R$ 369 mil, e do Governo Estadual, R$ 42 mil, serão repassados para maternidades e centros hospitalares dos municípios.

A secretária da Setas (Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social), Tânia Garib, explica que foram selecionadas cidades que realizada mais de 300 partos por mês. O objetivo é registrar as crianças logo após o nascimento, dentro das unidades de saúde.

Um dos focos das ações são as comunidades indígenas os 1,5 mil quilômetros de fronteira.

Yrama Barbosa de Barros é coordenadora do projeto e superintendente de política de direitos humanos da secretaria. Ela conta que o projeto foi inspirado em Pernambuco e houve a assinatura de um termo de cooperação para que o sistema fosse cedido ao Mato Grosso do Sul. “Nenhuma criança vai sair sem certidão de nascimento dos hospitais”, afirma.

Para o governador André Puccinelli (PMDB), as novas medidas serão informadas a população para que todos saibam da facilidade.

“É importante que não se tenha um subregistro de nascimento no estado, pois essas pessoas passam por muitas dificuldades depois. Educação e conhecimento são marcas para desenvolvimento da população. além disso, iremos fazer conscientização para que essa informação seja disseminada e possa chegar nas cidades mais pobres e diminuir o número de pessoas sem identificação”, completa.

Nos siga no Google Notícias