ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Para tio, índio de 15 anos foi morto em briga por terra

Redação | 16/12/2009 17:42

Tio do adolescente Osmair Martins Ximenes, que morreu após ser espancado, o guarani-caiuá Ismarte Martins acredita que o sobrinho tenha sido mais uma vítima do conflito por terra em Mato Grosso do Sul.

O adolescente de 15 anos pertencia ao grupo de indígenas que há 20 dias ocupou uma propriedade rural em Coronel Sapucaia, próximo à fazenda Madama. Cerca de 300 índios saíram de um acampamento às margens da MS-289, onde estavam há quatro anos, e voltaram para o local que denominam como terra indígena Kurussu Amba. A área está em litígio. "Ele também veio reivindicar essa terra. Era jovem e tinha muita vida pela frente", lamenta.

O tio do adolescente relata que o rapaz foi ontem à noite à aldeia Taquapery, a 6 km do acampamento. "Ele foi pegar uma roupas e abastecer o celular", recorda. O corpo do rapaz foi encontrado na manhã de hoje, próximo à escola da aldeia. Ele apresentava várias marcas de agressão, indícios de espancamento.

Ismarte conta que à noite percebeu a presença de um carro estranho. "O carro ficou pouco tempo perto da escola e saiu correndo em direção à BR". O corpo foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Ponta Porã. O adolescente deve ser sepultado amanhã, na aldeia Taquapery.

Conflito

Nos siga no Google Notícias