ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Paraíso das Águas "entra no mapa" quase três anos após emancipação

Ricardo Campos Jr. | 22/06/2015 16:23
Novo mapa político de Mato Grosso do Sul (Foto: divulgação / IBGE)
Novo mapa político de Mato Grosso do Sul (Foto: divulgação / IBGE)

Quase três anos após as eleições que oficializaram a criação de Paraíso das Águas, o município caçula de Mato Grosso do Sul finalmente “entrou no mapa”. Nesta segunda-feira (22), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a nova cartografia do estado, em que figura a cidade localizada a cerca de 300 quilômetros de Campo Grande.

Também estão disponíveis em formato pdf mapas de outras 13 unidades federativas brasileiras produzidos a partir da BCIM (Base Contínua do Brasil)

Nos diagramas é possível conferir os limites municipais, estaduais e internacionais; feições hidrográficas; principais eixos viários e sedes dos municípios de acordo com a atual divisão territorial.

História – Paraíso das Águas era distrito do município de Costa Rica e foi emancipado pelo governo estadual em 2003 após a realização de um plebiscito. Na época, o ato foi aprovado por 96,34% dos eleitores, mas a prefeitura de Água Clara questionou judicialmente o decreto de emancipação alegando prejuízos econômicos pela perda de parte do território.

O processo fez com que a oficialização da cidade fosse adiada. Em dezembro de 2009, o STF (Supremo Tribunal Federal) analisou o caso e considerou válido o decreto, colocando fim ao impasse.

Com a decisão, Mato Grosso do Sul passou a ter 79 municípios. Para que a criação de Paraíso fosse oficializada, era preciso que tivesse a primeira eleição, o que veio a ocorrer somente em 2012.

Baixe o novo mapa político de Mato Grosso do Sul

Nos siga no Google Notícias