ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Particulares lideram notas do Enem em MS; única estadual é do interior

Edivaldo Bitencourt e Mariana Lopes | 26/11/2013 16:43
Colégio Harmonia lidera ranking das 20 escolas com melhores pontuações em Mato Grosso do Sul (Foto: Cleber Gellio)
Colégio Harmonia lidera ranking das 20 escolas com melhores pontuações em Mato Grosso do Sul (Foto: Cleber Gellio)

Em Mato Grosso do Sul, as escolas particulares lideram o ranking das melhores notas do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio). Entre as 20 primeiras, somente duas não são particulares, o Colégio Militar de Campo Grande, e uma escola estadual do interior do Estado.

A Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, de Amambai, a 360 quilômetros da Capital, foi a única da rede pública estadual a figurar entre as 20 melhores do Estado. As outras 18 são particulares, conforme as notas disponibilizadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O colégio amambaiense superou escolas tradicionais e conceituadas na Capital, como Joaquim Murtinho, Maria Constança de Barros Machado, Severino Ramos de Queiroz, Hércules Maymone e Maria Constança de Barros Machado, que nem figuram entre as 20 melhores do Estado.

Para a coordenadora do colégio, Cristiane Souza Ferreira, o resultado é reflexo, em primeiro lugar, do esforço e dedicação dos próprios alunos. “A maioria dos nossos alunos quer ir para uma universidade, boa parte já tem essa motivação de querer crescer na vida, e isso reflete nos estudos”, ressalta Cristiane.

Outro fator determinante, segundo a coordenadora, é o empenho dos professores em trabalhar com os estudantes.
“Também ampliamos a carga horária de disciplinas que consideramos essenciais para as provas de vestibular, as quais os alunos apresentam mais dificuldade”, afirma Cristiane.

A coordenadora da escola estadual também acredita que a parceria com a família dos alunos traz bons resultados ao desempenho deles. “Sempre procuramos chamar os pais para participarem das atividades, é uma forma de acompanhar de perto a educação dos filhos”, pontua.

ParticularesO líder do ranking é o Colégio Harmonia, de Campo Grande, que teve a participação de 17 dos 18 estudantes do ensino médio no Enem do ano passado. Eles obtiveram a melhor nota de Mato Grosso do Sul, com 649,65, e a 102ª do País, segundo ranking divulgado pelo UOL.

No Enem de 2011, ficou em 4º lugar no ranking geral, ou seja, subiu três colocações em um ano. O diretor do ensino médio da escola, Daniel Martins, afirma que o resultado conquistado é fruto de um processo educacional adquirido a longo tempo.

“A maioria dos nossos alunos entra aqui ainda criança, no ensino fundamental, e se forma no Harmonia, ou seja, acompanhamos todo o processo de ensino deles”, pontua Daniel.

Outro fator apontado pelo diretor do colégio é a qualidade dos professores, que, segundo ele, são bem remunerados e preparados. “Oferecemos treinamentos constantes, os incentivamos a estudar tanto dentro da escola quando fora, até em cursos realizados em São Paulo”, afirma Daniel.

O terceiro ponto, Daniel atribui o sucesso da pontuação à carga horária de estudo dos alunos. “Oferecemos ensino em período integral e bilíngue, além de terem um tempo para estudar sozinhos, mas sempre com apoio dos professores”, explica o diretor do ensino médio.

O segundo lugar ficou com outra escola particular, o Bionatus, também da Capital, com 639,37, a 189ª colocação no ranking nacional.

Em terceiro lugar na classificação geral do Estado e a primeira entre as escolas da rede pública ficou o Colégio Militar, de Campo Grande, com a nota 634,67 (a 241ª colocação no País).

Ranking - Em seguida, as melhores notas ficaram com escolas particulares, com exceção do colégio de Amambai:

Escola General Osório, em Campo Grande (624,22)

Colégio Nota Dez, em Campo Grande (613,31)

Instituto de Educação Paralelus, em Campo Grande (606,31)

Mace, em Campo Grande (599,70)

Escola Franciscana Imaculada Conceição, em Dourados (592,65)

Instituto Paulo Freire, em Campo Grande (592,49)

Escola Particular Educandário Santa Clara, em Paranaíba (585,66)

Colégio Dom Bosco, em Campo Grande (580,73)

Escola Dom Aquino Corrêa, em Amambai (578,85)

Colégio Raul Sans de Matos, em Campo Grande (575,05)

Escola de Educação Cativante, em Rio Brilhante (572,76)

Colégio Honorato Jacques, em Bonito (569,86)

Instituto de Educação Nova Geração, em Campo Grande (569,07)

CENEC – Escola Cenecista Olívia Enciso, em Campo Grande (567,46)

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande (566,50)

Nos siga no Google Notícias