ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Pela manhã, cardeais não entram em consenso e votam novamente à tarde

Viviane Oliveira | 13/03/2013 08:03
Fumaça preta indica que ainda não um novo papa; cardeais votam de novo à tarde. (Foto: Andreas Solaro/AFP)
Fumaça preta indica que ainda não um novo papa; cardeais votam de novo à tarde. (Foto: Andreas Solaro/AFP)

No segundo dia de votações no conclave terminou sem a definição do novo papa. As duas votações desta manhã não reuniram os dois terços suficientes para eleger o novo pontífice. Outras duas votações estão previstas para à tarde desta quarta-feira.

A fumaça negra voltou a sair da chaminé da Capela Sistina por volta das 11h39 (7h39 em Brasília), em sinal de que não houve consenso sobre o sucessor de Bento 16. No total três votações já foram feitas.

A única comunicação sobre as decisões tomadas no conclave é feita pela fumaça que sai da chaminé da capela, produzida pela queima das cédulas de votação. Se for da cor preta, não houve decisão. Se for branca, os sinos da Basílica de São Pedro tocarão, em sinal de que o papa foi escolhido.

As votações de hoje começaram por volta das 9h30 locais (5h30 em Brasília), após uma missa de uma hora de duração na Capela Paulina.

Entre os favoritos, segundo os jornais italianos, está o arcebispo de Milão Ângelo Scola, o canadense Marc Quellet, arcebispo de Québec e o brasileiro dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo.

Primeiro dia – A conclave começou ontem (12), quando os 115 cardeais fecharam as portas da Capela Sistina das 17h30 no Vaticano (13h30 em Brasília). No local, os cardeais ficarão trancados até definir o substituto do papa emérito Bento 16, que renunciou em 28 de fevereiro. (Com informções do Site Folha de São Paulo)

Nos siga no Google Notícias