ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Pesquisa mostra venda de antibiótico sem receita médica

Redação | 16/06/2010 10:28

Pesquisa realizada pela ABCCON/MS (Associação de Defesa do Consumidor de MS) em parceria com o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) em dez farmácias da Capital revelou que todas vendem remédios tarja vermelha sem prescrição médica.

O estudo, realizado de janeiro a março deste ano, mostrou a facilidade em adquirir remédios, como amoxilina 500mg ou azitromicina 500mg, antibióticos, sem que em nenhum dos estabelecimentos fosse exigida a receita médica. Foi a primeira vez que uma pesquisa desse tipo foi feita.

Os medicamentos com tarja vermelha nas caixas indicam que aquele produto tem contra-indicação e pode provocar efeitos colaterais graves, caso sejam utilizados incorretamente, razão pela qual somente poderiam ser vendidos mediante a apresentação da receita.

O presidente da ABCCON, Erivaldo Marques Pereira, acredita que a venda indiscriminada não acontece apenas por responsabilidade da farmácia e também pelo fato do consumidor realizar a automedicação.

"Uma das causas dessa venda indiscriminada é o desconhecimento do consumidor sobre as conseqüências da automedicação, bem como a facilidade com que o consumidor pode adquirir o medicamento nas farmácias e drogarias, onde muitos atendentes ou balconistas, na ânsia de venderem seus produtos, levam os consumidores a se automedicarem, empurrando-lhes certos medicamentos que necessitariam de prescrição médica", comenta.

Os medicamentos de tarja vermelha (que incluem os antibióticos) só podem ser vendidos com a apresentação da receita do médico ou dentista. Os medicamentos de tarja vermelha, assim como os de tarja preta, não podem ficar expostos em gôndolas ou balcões de farmácias e drogarias.

Os resultados da pesquisa foram encaminhados, pelo IDEC, ao conhecimento das farmácias pesquisadas, das vigilâncias sanitárias dos estados, dos Conselhos Regionais e Federais de farmácias, do Ministério Público e da ANVISA, para a tomada das medidas necessárias.

Resposta

Nos siga no Google Notícias