ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Pesquisa revela aumento no número de pessoas com hipertensão no País

Gabriel Neris | 26/04/2013 07:09

Hoje (26) é o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. Pesquisa do Ministério da Saúde aponta que a proporção de diagnósticos com hipertensão arterial aumentos nos últimos cinco anos, de 21,6% para 23,3%.

Os dados fazem parte da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). A Vigitel é realizada de forma anual, desde 2006, pelo Ministério da Saúde, com o Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Saúde da USP (Universidade de São Paulo).

Conforme a pesquisa, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres. O aumento se deve ao maior acesso da população ao diagnostico na atenção primária de saúde. Segundo a pesquisa, as mulheres procuram o diagnóstico na atenção básica.

O estudo ainda aponta que a associação inversa entre nível de escolaridade e diagnostico é marcada na população feminina. Enquanto 34,8% das mulheres com até oito anos de escolaridade referem diagnostico de hipertensão arterial, a mesma condição é observada em apenas 13,5% das mulheres com 12 ou mais anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, diversas estratégias de saúde pública estão sendo implementadas para prevenir e controlar a hipertensão arterial. Entre as ações estão formulação de diretrizes de hipertensão arterial, prevenção de doença cardiovascular e doença renal crônica e assistência farmacêutica.

Nos siga no Google Notícias