ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Petrobrás contrata empresa de MS para projeto de combate a incêndio

Luciana Brazil | 20/08/2013 09:27
Empresa de fertilizantes em Três Lagoas começa a funcionar em 2014. (Foto: Divulgação)
Empresa de fertilizantes em Três Lagoas começa a funcionar em 2014. (Foto: Divulgação)

Há três anos no mercado de Campo Grande, a empresa Cosenge Engenharia de Incêndio foi contratada recentemente para elaborar o Projeto de Segurança contra Incêndio da Unidade de Fertilizantes da Petrobras, em construção em Três Lagoas. O diretor da Cosenge, o engenheiro Mario Cesar Lemos Borges, explica que fazer parte de um projeto de tanta relevância para o Estado é "um orgulho para a empresa".

A nova fábrica será a maior unidade de fertilizantes nitrogenados da América Latina e dobrará a produção nacional de ureia. Com investimento de 4 bilhões, o projeto da Petrobras terá capacidade de produção de 1 milhão e 210 mil toneladas de ureia e 761 mil toneladas de amônia por ano. A indústria começa a funcionar em setembro de 2014.

A Unidade de Fertilizantes é reconhecida como o maior empreendimento industrial em andamento no Estado. Os números surpreendem e fazem do projeto um das maiores iniciativas do país, como frisa Borges.

“É uma unidade de fertilizantes com números altamente expressivos. Só de geração de emprego são mais de cinco mil durante a fase de construção”.

De acordo com a Cosenge, são mais de 100 mil metros quadrados de área construída, além de 510 postos de trabalho na fase de operação. Um dos fatores importantes para a instalação da unidade em Três Lagoas é que a fábrica suprirá a demanda de ureia da produção agrícola nacional.

Mario ressalta ainda a oportunidade de levar a Cosenge a um projeto de alto nível. “Considerando-se os números expressivos do empreendimento da Petrobrás, que é a maior empresa nacional e, por se tratar de uma indústria química, que possui características de alta carga de incêndio e necessidade de elevada segurança, é motivo de muito orgulho ser contratado para elaborar um projeto de tanta relevância”, relatou.

Para o diretor da Cosenge, o corpo técnico qualificado, em constante aprofundamento na legislação do Corpo de Bombeiros, é apenas um dos diferenciais da empresa. “A Petrobras confiou em uma empresa local. É um projeto de muita relevância e de muita responsabilidade”.

Além do novo projeto, a Cosenge atende clientes importantes no Estado como o Aquário do Pantanal, o shopping Bosques dos Ipês, Shopping Campo Grande, Walmart, Sesc e Ministério Público Federal.

No início, a Cosenge distribuía os trabalhos entre projetos de segurança, execução de obras e licenciamento ambiental. Porém, segundo Mario Cesar, houve aumento na demanda de projetos de segurança, e hoje, 80% da atividade são de projetos de segurança.

Nos siga no Google Notícias