ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

PF anuncia greve, mas desiste após intervenção de ministro

Francisco Júnior | 22/10/2014 07:55
Sede da Polícia Federal em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)
Sede da Polícia Federal em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)

Após anunciar paralisação até a próxima sexta-feira, a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) decidiu pela suspensão da greve em todo o País.

A federação voltou atrás na noite de ontem (21) após uma videoconferência com todos os 27 sindicatos regionais. Na reunião foi aprovado um voto de confiança à intervenção do Ministro interino da Casa Civil, Valdir Simão e do Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, que estabeleceram um compromisso já agendado para solucionar a crise na Polícia Federal.

De acordo com a assessoria da Fenapef, a categoria decidiu pela greve em resposta ao encaminhamento, pelo Governo Federal, da MPV 657/2014, que definiu melhorias apenas para os delegados.

O presidente do Sinpef-MS (Sindicato dos Policiais Federais de Mato Grosso do Sul), Jorge Caldas, afirmou que já estava tudo programado para o início da paralisação, mas diante da decisão nacional a greve de 72 horas foi suspensa.

Jones Borges Leal, presidente da Fenapef, explica que “a suspensão da greve mostra que o movimento sindical da PF é apartidário e justo. Só queremos trabalhar em paz e sermos reconhecidos pelo nosso esforço e dedicação. Estamos há quase seis anos com salários congelados e nossas atribuições são realizadas na informalidade, pois não temos uma Lei Orgânica que reconheça nossas atividades de inteligência, análise criminal e perícias”.

As primeiras manifestações já haviam se iniciado em algumas capitais, mas a intervenção de Berzoini e Simões foi considerada o início de uma solução política, que vai envolver vários ministérios na busca pelo justo reconhecimento profissional de todos os policiais federais. Afinal, para os dirigentes sindicais, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o Diretor da PF, Leandro Daiello, são os grandes responsáveis pela crise institucional do órgão.

Nos siga no Google Notícias