ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

PF constata fraude em 31 benefícios do INSS, em Maracaju

Redação | 17/12/2009 11:32

A operação Phantom, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, constatou que 31 benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) eram pagos de forma fraudulenta em Maracaju. O prejuízo apurado com a fraude é de R$ 150.080,79

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nos escritórios e residências dos investigados e no gabinete do vereador Laudo Sorrilha (PSDB), na câmara de vereadores de Maracaju. A PF não cita prisões.

O esquema, segundo apurou a PF, era comandado pelo vereador tucano e consistia na confecção de registros de nascimento falsos e de outros documentos emitidos a partir desses registros, como CPF, títulos eleitorais e Carteiras de Trabalho e Previdência Social. Estes documentos eram apresentados ao INSS para requerimento de benefícios assistenciais junto à Agência da Previdência Social de Maracaju.

Pessoas supostamente idosas, que na teoria moravam em Maracaju, (mas, segundo apurado, em muitos casos em outros municípios e até outros estados da federação) requeriam o benefício na agência do INSS em Maracaju e eram "assessoradas" por Mozart Adriano Queiroz Batista e Valter Luiz Coradim, que são funcionários do vereador Laudo Sorrilha. Eram eles que falsificavam toda a documentação necessária.

Participaram da operação 20 Policiais Federais. A PF explica que a Operação leva o nome de Phantom, que significa "fantasma", em referência ao fato de que muitos dos supostos beneficiários provavelmente foram "criados" apenas para receber os benefícios que eram desviados para o grupo criminoso.

Nos siga no Google Notícias