ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

PF desenvolve ações nesta terça-feira como parte da Operação Internet Segura

Paula Vitorino | 08/02/2011 18:25

A Polícia Federal deflagrou hoje (8) em todo o país a Operação Internet Segura, de caráter preventivo e educativo. A iniciativa da operação tem como objetivo integrar as ações do Dia Mundial da Internet Segura, que é comemorado em 65 países no dia 8 de fevereiro, e este ano tem como slogan a frase "É mais do que um jogo, é a sua vida".

As atividades da PF estão acontecendo simultaneamente em mais de 40 cidades do Brasil, desde o início desta manhã. Em Campo Grande, cerca de 60 alunos da Escola Estadual Arlindo de Andrade – bairro Vila Sobrinho – participaram de uma palestra com o tema “Internet Segura”, no auditório da sede da Polícia Federal.

A palestra foi ministrada pelo delegado Alcídio e abordou os principais crimes praticados pela internet e as medidas de proteção.

Os alunos, de idades entre 16 e 17 anos, também receberam recomendações de como se proteger da pornografia virtual. A atividade aconteceu entre às 8h e 9h30.

Já no município de Dourados, as ações desenvolvidas pelos agentes federais tiveram como alvo as Lans Houses. De acordo com o delegado responsável pelas ações, Bráulio César Galloni, os proprietários dos estabelecimentos receberam orientações de como evitar que crimes virtuais sejam praticados nos locais.

“Todos os usuários tem que ser cadastrados, porque o proprietário tem que saber quem está usando as máquinas. Se alguma daquelas máquinas for utilizada para um crime, o estabelecimento vai ser responsabilizado, assim como se um menor estiver acessando material proibido para sua idade”, alerta.

Cada Lan House visitada pela PF recebeu um cartaz da campanha, com orientações de como usar a internet com segurança. Durante as ações, também serão distribuídos materiais impressos, tais como cartilhas e folhetos informativos, assim como mídias digitais com conteúdo educativo.

Mundo – O Dia Mundial da Internet Segura é organizado desde o ano de 2007, pela INSAFE, rede que agrupa as organizações que trabalham na promoção do uso consciente da Internet nos países da União Européia.

A data vem sendo comemorada anualmente no mês de fevereiro e tem como escopo promover o uso seguro e responsável das tecnologias online e telefonia móvel, em especial visando a uma maior proteção de crianças e adolescentes de todo o mundo.

Nos siga no Google Notícias