ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

PF prende PMs e servidores durante operação contra o contrabando

Francisco Júnior | 10/06/2011 09:04

Participam das ações de hoje, 40 Policiais Federais e 16 Policiais Militares

(Legenda: Capital do Pantanal)
(Legenda: Capital do Pantanal)

A Polícia Federal em Corumbá deflagrou nesta sexta-feira (10), a “Operação Babushka”, com objetivo de desarticular uma quadrilha composta por funcionários públicos, transportadores e comerciantes de roupas oriundas da Bolívia.

De acordo com a PF, já foram presos quatro policiais militares e dois servidores administrativos da Receita Estadual e já foram cumpridos 9 mandados de prisão, sendo sete em Corumbá e dois em Campo Grande preventiva, e ainda 6 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Corumbá e Campo Grande.

Participam das ações de hoje, 40 Policiais Federais e 16 Policiais Militares. Os Mandados foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Corumbá

Organizados em quadrilha, comerciantes de roupas oriundas da Bolívia, os chamados “sacoleiros”, realizavam o transporte de mercadorias, especialmente roupas, oriundas da Bolívia, sem o pagamento dos impostos incidentes na importação, o que configura o crime de descaminho.

As mercadorias do grupo, que tinham como destino várias cidades do Mato Grosso do Sul e outras da região sudeste, especialmente a capital paulista, passavam pelo posto fiscal da Receita Estadual, chamado “Lampião Aceso”, na BR-262, sem serem revistadas, pois dois servidores da Receita Estadual e quatro policiais militares, que trabalhavam naquele posto faziam parte do esquema e facilitavam a passagem das mercadorias mediante o recebimento de propina.

Foram cometidos os seguintes crimes: corrupção ativa e passiva; descaminho e facilitação ao descaminho; e formação de quadrilha. Caso condenados, os indivíduos podem pegar de 8 a 20 anos de prisão. Além dos presos, outras 12 pessoas serão indiciadas, pois participaram de alguma forma do esquema.

As investigações duraram mais de um ano, sendo que durante este período foram presas duas pessoas em flagrante, apreendidos seis veículos de passeio, seis vans e cinco ônibus, todos carregados com mercadorias contrabandeadas, num total de mais de 20 toneladas de produtos contrabandeados.

Os veículos e as mercadorias foram encaminhados para a Receita Federal do Brasil em Corumbá. Ainda ocorreram apreensões em ônibus que faziam a linha regular entre Corumbá e Campo Grande.

Operação – Como a investigação iniciou-se com um objetivo, acabou alcançando outro e depois outro, num efeito surpresa para os investigadores, A PF batizou a operação de Babushka em alusão a uma boneca/souvenir russa, que possui outras bonecas iguais em seu interior, produzindo um efeito surpresa para quem as recebe de presente.

Nos siga no Google Notícias