ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

PGR tenta derrubar liminar do STF contra demarcação

Redação | 10/03/2010 14:47

A Procuradoria Geral da República entrou com recurso contra decisão do Supremo Tribunal Federal que garantiu posse da área reivindicada pelos índios terena em Miranda.

O procurador-geral, Roberto Gurgel, contesta os argumentos do ministro do STF, Gilmar Mendes, que concedeu liminar para suspender a Portaria do Ministério da Justiça e os trabalhos da Funai feitos com objetivo de demarcação do território indígena, o que envolve as fazendas Petrópolis e São Pedro do Paratudal, a primeira é propriedade do ex-governador Pedro Pedrossian.

O STF tomou a decisão considerou quatro aspectos: os registros dos imóveis são de 1871 e 1898, muito anteriores à data de 5 de outubro de 1988, quando foi promultgada a constituição em vigor.

A data é o "marco temporal" fixado no julgamento da demarcação da reserva Raposa Serra do Sol, isso estabelece que não pode ser demarcada nenhuma área que não fosse ocupada pelos índios nessa época.

A liminar foi concedida com ingresso do Estado de Mato Grosso do Sul na ação, defendendo a ilegalidade do procedimento administrativo; e o perigo iminente de novas invasões pelos índios.

Já o procurador argumenta que a mera exibição de registros de imóvel que datam de 1871 e 1898 não comprova nem a posse dos supostos proprietários na terra pretendida nem a ausência de ocupação tradicional indígena relativa à data de 5 de outubro de 1988. "A ocupação tradicional índigena em 5 de outubro de 1988, da área em discussão, não fica afastada pelo simples fato de ali incidir registro imobiliário".

Roberto Gurgel também contesta o fato do julgamento pelo STF, já que não há conflito de interesses entre município e estado, condição para que o Supremo entrasse no caso.

"O que move o Estado de Mato Grosso do Sul a ingressar na lide é questão de natureza meramente patrimonial: a possibilidade de ter que indenizar os detentores de título de propriedade sobre a terra".

O parecer de Roberto Gurgel será analisado pelo ministro Marco Aurélio, relator da ação no STF.

Nos siga no Google Notícias