ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Piso nacional do magistério pode subir até 14% e beneficiar 28 mil em MS

Edivaldo Bitencourt | 03/01/2015 09:42

O Ministério da Educação deve anunciar na quarta-feira reajuste de 12% a 14% no piso nacional da educação, segundo nota do jornal Folha de S.Paulo deste sábado. O aumento, que deve elevar o valor de R$ 1.697 para cerca de R$ 1,9 mil, será quase o dobro da inflação e vai beneficiar 28 mil professores em Mato Grosso do Sul.

O novo piso será anunciado pelo ministro da Educação, Cid Gomes, que assumiu ontem. Durante o discurso de posse, a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou que a educação será prioridade da nova gestão e até virou lema: "pátria educadora".

O reajuste vai causar impacto direto na conta dos municípios e do Estado, que são obrigados a pagar o piso nacional. Em Campo Grande, que será a primeira cidade brasileira a pagar o piso para a jornada de 20 horas neste ano, o aumento deve forçar novo reajuste nos salários dos 5 mil profissionais da educação básica.

No ano passado, após greve e protestos, o prefeito Gilmar Olarte (PP) conseguiu se impor e dividiu em quatro parcelas o reajuste de 8,46% previsto em lei aprovada em 2012. Ele alegou falta de recursos para conceder o reajuste na integra.

Outro problema será para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) que começa a cumprir neste mês o acordo firmado pelo antecessor, André Puccinelli (PMDB), com a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação. A proposta é chegar ao piso nacional para 20 horas em 2018.

O reajuste no piso vai contemplar 28 mil professores no Estado, segundo levantamento do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Nos siga no Google Notícias