ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Plano de revitalização do centro sai até janeiro de 2010

Redação | 29/05/2009 16:05

Até janeiro de 2010, Campo Grande vai ter um plano para revitalizar o centro da capital, é o que prevê o cronograma elaborado pela prefeitura e cerca de dez entidades ligadas ao empresariado da cidade.

"O plano, que será desenvolvido em conjunto com a sociedade e entidades do comércio, é algo para ser construído nos próximos dez ou vinte anos. Portanto, não deve ser uma bandeira política, mas sim um projeto para a cidade independente do partido do gestor", complementa Edison Ferreira de Araújo, vice-presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul).

O lançamento do plano foi feito ontem pela manhã e contou com a participação de diversas entidades. O objetivo foi iniciar um debate com representantes do comércio sobre o que deve ser mudado no centro da capital.

Araújo destacou que está é a primeira vez que entidades ligadas ao comércio são envolvidas na elaboração de um projeto urbanístico da capital.

Na ocasião, a diretora-presidente da Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Marta Lúcia, frisou que não existe um projeto já desenhado e fechado e, por isso, todos os apontamentos vão compor a criação de um plano de obras.

"Não estamos falando apenas da Rua 14 de julho. A área que pretendemos abranger vai da Euler de Azevedo até a Fernando Corrêa da Costa e da Pedre João Crippa a Ernesto Geisel, incluindo a velha rodoviária, que deverá ter muita atenção devido à construção do novo terminal", detalha.

Marta Martinez diz que há muitas questões importantes que devem ser analisadas, inclusive a criação de atrações turísticas e culturais noturnas para que o centro da cidade não "morra" após o fechamento das lojas. O que deve tirar o ar de abandono da região, coibindo prostituição, violência e consumo de drogas.

Conforme o cronograma da Planurb, o levantamento dos dados e diagnósticos começará em julho, em setembro haverá uma proposta preliminar do plano local. A versão final e o plano piloto da Rua 14 de julho serão apresentados em janeiro do próximo ano.

Nos siga no Google Notícias