ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

PM Comunitária diminuiu 40% dos crimes no Nova Lima

Redação | 18/08/2010 07:18

A instalação de uma base de Polícia Comunitária no bairro Nova Lima, no ano passado, diminui a criminalidade no local em 40%. A informação foi divulgada pelo comandante da PM, coronel Carlos Alberto David. Nesta quarta-feira, às 9h, será inaugurada a base do bairro Coophavilla II, zona sul da Capital.

As bases são implantadas em diversos bairros, para aproximar a sociedade da polícia. Os PMs lotados na nova base foram capacitados dentro da filosofia de Polícia Comunitária, e atuarão de forma mais próxima dos moradores, nos bairros onde está sediada e em regiões do entorno.

O Policiamento comunitário investe na parceria entre a população e a polícia, baseada que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas, como crimes, drogas, medos, desordens físicas, morais e até mesmo a decadência dos bairros, com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida na área.

O policiamento comunitário baseia-se na crença de que os problemas sociais terão soluções cada vez mais efetivas, na medida em que haja a participação de todos na sua identificação, análise e discussão. E também afasta a imagem de repressão e medo que a população possa ter da Polícia.

Estes policiais estão preparados para visitar as residências, desenvolver programas de segurança preventiva e ouvir a comunidade sobre denúncias e sugestões. O programa de Polícia Comunitária é difundido pela Senasp (Secretária Nacional de Segurança Pública), desde 2006. Na Capital há três bases, nos bairros: Nova Lima, Coophasul e Aero Rancho. No Estado, há uma base em Corumbá e três sendo implantadas em Dourados, Amambaí e Três Lagoas.

O comandante da PM ressalta os resultados obtidos com a polícia comunitária e exemplifica a diminuição da criminalidade em 40% no bairro Nova Lima, após a instalação da base, no ano passado. "Após a ativação, no ano passado, o índice de criminalidade foi reduzido em 40%. São importantes e temos convicção dos resultados que trazem (as bases)", explica o coronel David.

Está em andamento desde junho deste ano adaptação do pelotão da PM do bairro Los Angeles, localizado ao lado da Escola Estadual Marçal de Souza Tupã-Y, que irá abrigar a quinta Base Comunitária de Campo grande. O local está sendo adaptado às necessidades da base, inclusive com a construção também de um anexo destinado às reuniões da comunidade de toda a região. Também está previsto a implantação de unidades no bairro União (zona oeste) e Piratininga (sudoeste).

A meta, de acordo com o coronel David, é de que houvesse uma base em cada região da Capital. "Seria o ideal, mas sempre precisamos deslocar policiais de outras funções quando criamos novas bases", comenta.

Nos siga no Google Notícias